Mediphacos mantém pioneirismo mundial em tratamento da visão

Com pouco mais de 50 anos de fundação, a belo-horizontina Mediphacos tem se consolidado cada vez mais no mercado mundial de soluções para tratamento da visão. A empresa já está presente em mais de 60 países e se destaca pelo pioneirismo e inovação na área oftalmológica, por meio do desenvolvimento de lentes oculares.
Líder global em anéis instraestromais, a Mediphacos também foi a primeira a desenvolver no Brasil lentes esclerais multi e monofocais e a primeira da América Latina a produzir uma lente intraocular canina. Para se ter uma ideia, a empresa soma 5 milhões de implantes de lentes intraoculares e anéis instraestromais.
E segue com investimentos constantes em pesquisas, equipamentos de alta precisão e insumos de ponta vindos de diversas partes do mundo, como Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Itália e Israel. De acordo com o CEO Leonardo Paolucci, apenas nos últimos cinco anos foram feitos aportes da ordem de US$ 10 milhões na área de P&D.
“Contamos com dezenas de profissionais estudando novas tecnologias e materiais. Mantemos rígidos controles de qualidade e trabalhamos com as mais importantes certificações Sistema da Qualidade, tais como, ISO 13.485, CE Mark da Europa e KGMP da Coreia do Sul para o produto Keraring, BPFC (Boas Práticas de Fabricação) da Anvisa. E nossos equipamentos são todos auditados sistematicamente pelo Inmetro”, destaca.
Paolucci acredita ainda que além dos investimentos, a combinação de elementos como expertise, pesquisas, foco nas necessidades do oftalmologista e atualização tecnológica também contribui para a posição de destaque no mercado mundial.
“Desde 1995 participamos de feiras com o intuito de buscarmos o que há de tendência para o setor, além de promovermos nossa empresa e produtos no mercado internacional. É nestes ambientes que descobrimos as tendências e novidades. E temos percebido que o assunto da vez é a personalização. A visão de cada pessoa é muito singular, cada córnea tem seu formato e caracteriza de uma forma o olho. Por isso, cada vez mais os tratamentos serão personalizados. E esse é um diferencial que oferecemos”, diz.
Diante de tantos atributos, a empresa, que mantém uma subsidiária na Europa, prevê um crescimento acima de 15% ao ano no faturamento nos próximos cinco anos.
Linha do tempo e inovações da Mediphacos
Entre as inovações que marcaram a história da empresa, destacam-se a primeira lente intraocular dobrável da América Latina, lançada em 2000; a primeira lente escleral produzida na América Latina, em 2012; a primeira lente de contato escleral fabricada no país, em 2019; as lentes esclerais multifocal e monofocal integralmente desenvolvidas no Brasil, em 2021; a primeira lente intraocular canina da América Latina, com tecnologia de Fresnel (2022) e o dispositivo Idra, usado no diagnóstico do Olho Seco.
“O sistema Idra, lançado em 2021, integra a linha Dry Eye e representa o que chamamos de medicina de precisão, sendo capaz de analisar de forma não invasiva, objetiva e normatizada aspectos do filme lacrimal e da superfície ocular. Em países europeus, o equipamento, fabricado na Itália, é uma ferramenta obrigatória para o diagnóstico da Síndrome do Olho Seco”, explica.
Falando ainda de tecnologias recém-chegadas no mercado, a nova geração de lentes intraoculares da Mediphacos – Bios – é uma revolução para a cirurgia de catarata, segundo o executivo. As lentes Bios são fruto de oito anos de pesquisas e de mais de US$ 3 milhões de investimentos.
“Suas características – alta estabilidade rotacional e de centralização e barreira mecânica que previne a opacificação da cápsula posterior do cristalino (OCP) – melhoram significativamente a acuidade visual de perto, intermediária e distante. Até 2024, a linha contará com as versões trifocal tórica, as Edof Difrativa e Refrativa”, adianta.
Ouça a rádio de Minas