Negócios

Mega Suco formata franquia e planeja expansão pelo Sudeste

Criada em Barão de Cocais (região Central), a franquia de sucos aposta em “qualidade de capital” e “aconchego de interior”
Mega Suco formata franquia e planeja expansão pelo Sudeste
Plano de expansão prevê a abertura de 10 unidades este ano | Crédito: Divulgação/Mega Suco

Criada em 2016 a partir do sonho de empreender do casal Joélison Gomes e Alice Domingues, a Mega Suco, em Barão de Cocais (região Central) entra em 2024 com o plano de abrir dez franquias na região Sudeste até o fim do ano.

A meta é a concretização de uma trajetória que sempre buscou a sustentabilidade do negócio. A abertura da primeira loja que vendia sucos e salgados aconteceu com equipamentos levados de casa e emprestados por parentes.

“Vivíamos em Belo Horizonte e tínhamos uma vida financeira estabilizada, mas existia a vontade de voltar para o interior. Quando tomamos a decisão, veio com mais força a vontade empreender, mas não sabíamos em que. Pensamos em vários negócios e o meu sogro fazia sucos no sacolão que trabalhava. Veio dele a inspiração de abrir um negócio que fosse diferente do que existia na cidade: uma loja de lanches naturais. Começamos com R$ 4 mil. Ouvimos que não íamos durar três meses. Esse foi o gatilho para buscarmos ser inovadores. Em 2017 começamos a mudar o cardápio, tirando os salgados e criamos os nossos próprios sanduíches. Mudamos a marca e começamos a modernizar a loja. Em 2018 tudo que sobrava, comprávamos equipamentos”, relembra Gomes.

Apesar de um duro golpe vindo de um fornecedor que não entregou um equipamento muito caro, o plano teve prosseguimento e naquela época florescia o plano de formatação de uma franquia. E, mesmo contido pela chegada da pandemia de Covid-19, em 2020, a formatação aconteceu e a venda da primeira unidade foi realizada em 2022.

Agora, o plano de expansão ganha musculatura e a meta de 10 unidades em cidades de perfil parecido com Barão de Cocais, com cerca de 31 mil habitantes, segundo o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O planejamento está em linha com os resultados obtidos pelo segmento de alimentação no setor de franchising no ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor como um todo cresceu no terceiro trimestre do ano passado 11,4% comparado ao terceiro trimestre de 2022. O segmento de alimentação, por sua vez, teve um aumento no faturamento de 17,5% na mesma base de comparação.

“Com a modernização da loja, o pessoal começou a tirar mais fotos, postar nas redes dando visibilidade à marca. No final de 2020 começamos a pensar em virar franquia, mas a pandemia parou tudo. Com muito esforço conseguimos manter a nossa equipe, que hoje é o nosso maior tesouro. Quando abrimos a primeira unidade em Santa Bárbara (cidade vizinha), resolvemos fazer dela um grande campo de provas. Recebemos interessados em abrir outras unidades, mas preferimos validar todos os processos nesse um ano e divulgar o plano de expansão somente agora”, explica o empresário.

Hoje o tíquete médio gira em torno de R$ 45. O investimento inicial para se tornar um franqueado Mega Suco é a partir de R$ 185 mil, incluindo taxa de franquia e estrutura. O objetivo é fazer uma expansão concêntrica, diminuindo os custos e risco com a logística.

Atualmente, a franquia, que trabalha apenas com sucos como opções de bebidas, tem como carros-chefes o “pão-folha” (sanduíche feito em pão de massa fina e crocante) e o Mega Sanduíche, um lanche natural. Todos os produtos são produzidos por eles, inclusive os pães. Para garantir a padronização dos produtos, a franquia trabalha com fornecedores homologados.

A expectativa agora é diversificar os investimentos e lançar uma nova marca, dessa vez voltada para o público da noite, no próximo trimestre. Os detalhes ainda não foram divulgados.

“Queremos que o nosso consumidor tenha a mesma qualidade e a mesma experiência que um consumidor tem nas grandes cidades em um ambiente com o típico aconchego do interior. Temos fornecedores homologados e conseguimos criar uma cadeia engajada com a nossa filosofia, o que nos dá bastante tranquilidade. A nossa visão de diversificação de empreendimentos prevê o lançamento de uma nova marca para atender o período da noite e o final de semana, a partir de abril”, completa o co-fundador da Mega Suco.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas