Meio ambiente: projeto em Minas é selecionado no Ciclo 2020

16 de janeiro de 2021 às 0h15

img
Crédito: Pixabay

O Projeto de Redução de Emissões de Metano Lages (SC) e o Projeto Fotovoltaico de Paracatu (Noroeste do Estado), da Engie, foram selecionados pelo edital Compromisso com o Clima (Ciclo 2020). A iniciativa é voltada para organizações interessadas em compensar suas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), bem como apoiar projetos socioambientais que fomentem a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. O Programa Compromisso com o Clima teve início com a Natura e o Itaú, em parceria com o Instituto Ekos Brasil, e atualmente conta com o apoio de diversas outras empresas de diferentes setores da economia – RaiaDrogasil, [B]3, Localiza, Lojas Renner, Mattos Filho e a MRV são algumas delas.

A Unidade de Cogeração Lages, em Santa Catarina, produz energia limpa e renovável a partir do aproveitamento de resíduos da indústria madeireira e ­florestal, contribuindo para a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da comunidade local. O processo de cogeração a partir de resíduos de indústrias evita as emissões de metano provenientes da decomposição da biomassa. 

Signatária do Movimento Nacional ODS dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Engie investe, por meio da usina Lages, na recuperação de nascentes de rios do município, oficinas de empregabilidade, horta comunitária, doação de mudas de plantas nativas, projetos de botânica com estudantes da região e apoia, por meio da lei de incentivo ao esporte, as Leoas da Serra, equipe de futsal feminino campeã intercontinental em 2019.

Já o Complexo Fotovoltaico Paracatu, em Minas Gerais, gera emprego, renda, dinamiza a economia e contribui para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente na região, conforme a empresa. Certificado pelas Nações Unidas no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), ele gera créditos de carbono por meio da redução de GEE. Também investe em projetos como o programa de equoterapia na Apae, além de atividades lúdicas sobre biodiversidade com crianças e professores, qualificação de mão de obra, recuperação e conservação de nascentes, reflorestamento, preservação de sítio arqueológico, entre outros.

Para o CEO da Engie Brasil, Maurício Bähr, em nota, os diferenciais de sustentabilidade e as contribuições dos projetos das empresas aos ODS das Nações Unidas são fundamentais para a escolha da ENGIE como fornecedora de certificados de redução de emissões para grandes empresas comprometidas com a sustentabilidade e redução da pegada de carbono de suas atividades. 

“O investimento da Engie em ações socioambientais e para a melhoria da qualidade de vida da população, bem como as contribuições do Projeto Lages para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, são determinantes para parcerias com empresas relevantes do país”, afirma.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Engie participa da plataforma Compromisso com o Clima com seus projetos de créditos de carbono registrados no MDL. O primeiro projeto da empresa a ingressar na plataforma Compromisso com o Clima foi o Complexo Fotovoltaico de Floresta, em 2018. De lá para cá, a Engie vem ajudando empresas líderes em seus campos de atuação a compensarem voluntariamente a emissão de carbono de suas atividades em mais de 255 mil toneladas de CO2 ao longo dos últimos três anos consecutivos participando da Plataforma Compromisso com o Clima.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail