Prêmio destaca organizações participantes de programa de gestão da FDC

As 100 melhores ONGs do Brasil acabam de ser destacadas pelo Prêmio Melhores ONGs 2023 e, entre elas, quatro organizações foram ou estão no Pilaris, Programa de Gestão para Organizações Sociais da Fundação Dom Cabral(FDC).
Desde 2007, o programa da FDC ajuda ONGs a incorporarem ferramentas de gestão em seu dia a dia para se tornarem autossustentáveis e mais atrativas para investimentos. A Fundação Dom Cabral oferece sua competência em gestão e formação de executivos para melhorar os resultados dessas entidades, possibilitando ações de maior amplitude.
Os efeitos podem ser vistos com a nomeação da lista das 100 melhores ONGs do Brasil. Atualmente, integram o Pilaris as organizações premiadas: Instituto Jô Clemente (SP), que promove a autonomia e inclusão das pessoas com deficiência intelectual, doenças raras e Transtorno do Espectro Autista (TEA); o Instituto Ramacrisna (MG), que oferece profissionalização e oficinas a crianças, jovens e famílias; e a Inspetoria João Bosco (MG), que atua com educação, ação social e evangelização. Também já passou pelo programa da FDC a premiada Gastromotiva (SP), que apoia a transformação social por meio da comida
com cozinhas solidárias.
“O nosso objetivo ao nos unir à FDC, desde 2008, foi potencializar as estratégias de gestão da instituição e validar a qualidade das atividades sociais desenvolvidas. O Pilaris propiciou o desenvolvimento de competências em gestão, autossustentabilidade da organização, melhoria da qualificação da equipe, e, assim, resultados melhores na obtenção de recursos, credibilidade junto aos parceiros e qualidade do atendimento e número de pessoas beneficiadas”, diz a vice-presidente da Ramacrisna, Solange Bottaro.
Este foi o sétimo ano que a ONG recebeu o Prêmio Melhores ONGs. Em 2022 e 2023, a Ramacrisna recebeu também The dot good, premiação de Genebra, que usa na avaliação os pilares de
impacto, inovação e governança.
Pilaris
No Pilaris, as ONGs passam por diversas atividades e etapas, como construção do projeto estratégico da instituição, avaliações gerenciais mensais, acompanhamento e avaliação dos resultados das metas estabelecidas e monitorias com professores especialistas da FDC.
Além disso, os gestores das organizações participam do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD, exclusivo para organizações sociais, e adquirem conhecimentos em Estratégia, Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas, Processos, Projetos e Transformação Digital.
Outra possibilidade de desenvolvimento são os intercâmbios com outras organizações e empresas, setores e, até mesmo, países e culturas, através do Encontro Anual da Rede e da própria construção do conhecimento coletivo ao longo da participação do programa.
Assim, o Pilaris colabora para o estabelecimento de indicadores de performance, acompanhamento periódico de metas, realinhamento da estratégia de captação de recursos públicos e privados e ampliação dos horizontes a partir do contato com a vanguarda da gestão empresarial.
Melhores ONGs 2023
O Prêmio Melhores ONGs 2023 dá visibilidade e parabeniza organizações com excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. Para selecionar as 100 Melhores ONGs do país, é utilizada uma metodologia de avaliação que combina informações sobre cinco grandes temas transversais: Causa e Estratégia de Atuação, Representação e Responsabilidade, Gestão e Planejamento, Estratégia de Financiamento, e Comunicação e Prestação de contas.
Ouça a rádio de Minas