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L’Oréal lança programa pioneiro contra o racismo no mercado de beleza de luxo

O Afroluxo é fundamentada pela pesquisa “Racismo no Varejo de Beleza de Luxo”
L’Oréal lança programa pioneiro contra o racismo no mercado de beleza de luxo
Crédito: Reprodução Pexels

A L’Oréal Luxo, divisão de luxo do Grupo L’Oréal no Brasil anuncia o lançamento do Afroluxo, um programa pioneiro de quebra de silêncio e de enfrentamento ao racismo no mercado de luxo nacional. A iniciativa é fundamentada pela pesquisa “Racismo no Varejo de Beleza de Luxo”, encomendada pela companhia e feita em parceria com o Estúdio Nina – empresa de consultoria e pesquisa de mercado focada no público negro –, que traz à tona dados que escancaram e tornam palpáveis a realidade da experiência de consumidores negros em ambientes de beleza de luxo.

O Afroluxo é estruturado em três pilares: transformar o negócio; empoderar o ecossistema; e impactar positivamente a sociedade.

Dentre as ações intencionais e inéditas para enfrentamento do racismo no mercado de luxo destacam-se: a divulgação de pesquisa proprietária disruptiva que dá nome ao não dito, quebrando assim o silêncio que faz com que o racismo se perpetue no mercado de luxo; a criação do primeiro protocolo de atendimento de luxo antirracista do mercado, desenvolvido em parceria com o Mover e o ID_BR, que será parte da trilha obrigatória de treinamentos para time de vendas e disponibilizada gratuitamente para os clientes; a criação de auditorias anuais com enfoque na questão racial através da iniciativa Black Mystery Shopper; a ampliação do portfólio de bases de Lancôme, que passa a se tornar a partir do segundo trimestre de 2025 a marca de beleza não profissional com o maior portfólio para pele negra disponível no mercado brasileiro; bem como o lançamento do Pacto Afroluxo de Enfrentamento ao Racismo nas Lojas de Beleza de Luxo, a primeira coalizão deste tipo no segmento que busca unir esforços entre o varejo e a indústria em prol do combate ao racismo.

Dessa forma, o programa surge como um compromisso público da L’Oréal Luxo de promover a inclusão racial em um setor que historicamente enfrenta desafios nesse sentido. E nasce a partir da aliança com parceiros estratégicos e especializados na causa racial. São eles: Mover (Movimento pela Equidade Racial), em que o Grupo L’Oréal no Brasil é cofundador e signatário; ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), organização sem fins lucrativos, pioneira e referência na aceleração da igualdade racial; Black Influence, agência especializada em influência e comunicação antirracista; Estúdio Nina, empresa de pesquisa de mercado e consultoria especializada no público negro; e a AfroSOU, rede de afinidade e impacto de colaboradores negros do Grupo L’Oréal no Brasil. 

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Pesquisa

O ponto de partida da iniciativa é também mais uma das ações inéditas do programa: uma pesquisa proprietária feita em parceria com o Estúdio Nina, que revela que 91% dos consumidores negros de classe A/B já sofreram algum tipo de situação racista em estabelecimentos de luxo, destacando a urgência de criar um ambiente de compras, mais inclusivo e acolhedor.

Dados do instituto Locomotiva também mostram que 37% das classes A/B são compostas por pessoas negras (junção de pessoas pretas e pardas). Segundo a pesquisa “Racismo no Varejo de Beleza de Luxo”, 59% dos respondentes disseram que o principal ofensor nessa jornada dentro do mercado de luxo é o atendente. Diante do racismo nas lojas, 52% dos consumidores negros desistem de comprar, 54% não voltam à loja e 29% optam por fazer a compra on-line. Esses dados evidenciam a necessidade de ações imediatas e eficazes para combater o racismo.

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