Mercado Central aposta na segunda parcela do 13º para ampliar vendas

Querido pela população e ponto de passagem obrigatório para os turistas, o Mercado Central, no Hipercentro de Belo Horizonte, ainda não recebeu o fluxo de clientes esperado para a semana do Natal. Lojistas aguardam com ansiedade a chegada da segunda parcela do 13º salário para que as vendas, ao menos, empatem com o volume registrado no mesmo período do ano passado.
Especializada em produtos típicos da gastronomia mineira, a Roça Capital não vive o seu melhor Natal. Produtos premium como queijos e cafés premiados internacionalmente, doces, itens de charcutaria, doces e geleias artesanais, entre outros, estão sendo procurados muito mais para serem presenteados do que como ingredientes para a ceia.
De acordo com a gerente da Roça Capital, Aline Dias, os queijos seguem como os preferidos dos consumidores e a harmonização com os vinhos trazidos do Sul do Brasil tem agradado os clientes que já anteciparam as compras.
“Não temos certeza do que está fazendo com que os clientes ainda não tenham vindo. Tem o velho hábito do brasileiro de deixar tudo para cima da hora e, como o Natal vai cair no fim de semana, talvez estejam deixando para vir na folga”, especula Aline Dias.
Se a tese da gestora estiver correta, não é bom confiar na estratégia, já que a semana promete chuvas e trânsito complicado. No domingo, o Mercado Central terá o seu horário estendido em apenas uma hora para atender os últimos pedidos da data, encerrando o expediente às 14 horas.
Já a Ambix – loja especializada em destilados artesanais –, registrou pequeno crescimento, mas para a sócia-proprietária da empresa, Adriane Cysne, isso está muito mais ligado à ampliação do espaço do que à procura originada no Natal.
Um ponto a favor da comerciante são os sentimentos de mineiridade e de orgulho gerado por produtos exclusivos e premiados. A maioria das bebidas vendidas nos últimos dias serão dadas como presente.
“Em 2023 ampliamos a loja e isso nos deu mais visibilidade e tivemos aumento nas vendas. Dobramos de tamanho e o resultado ainda não empatou. Acredito que o resultado melhore após o dia 20, em função da segunda parcela do 13º salário”, diz.
Segundo a empresária, a Ambix trabalha com muitos produtos exclusivos e alguns difíceis de ser encontrados, o que é muito valorizado pela clientela. Por isso, muitas vezes, a empresa presta uma espécie de consultoria.
“Percebemos o orgulho que as pessoas sentem ao saber que Minas já produz, por exemplo, uísques, que estão entre os melhores do mundo. É comum os consumidores do Mercado Central procurarem cachaças, mas, no Natal, especialmente, eles querem alguma novidade como opções bidestiladas. Também merece destaque a procura por gins e os runs”, exemplifica.
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