Organizações começam a vencer o etarismo e contratam profissionais 50+

Algumas marcas já aparecem na contramão ou iniciando um movimento que, pelos números, não é muito comum na prática. A fatia de quem oferece oportunidade para um profissional sênior no mercado de trabalho ainda é pequena (34% na pesquisa da EY e Maturi). Mas já esteve menor. Talvez por uma maior conscientização dos líderes, talvez em vistas de acompanhar tendências, talvez por entenderem ser esta a melhor estratégia, talvez por identificarem grandes oportunidades, talvez pelas exigências do mundo moderno, ou, talvez, por um misto de todos esses quesitos.
Nesse sentido, o Great Place To Work, consultoria global conhecida pelos rankings de empresas com melhores ambientes para se trabalhar, lista, já há alguns anos, as melhores organizações para profissional sênior. O último levantamento, relativo a 2022, indicou 147 empresas inscritas, que juntas representam 573.460 funcionários. Dessas, 15 empresas foram premiadas, oriundas de quatro unidades federativas diferentes, com destaque para São Paulo. Mas vale dizer que nenhuma delas tem sede em Minas Gerais.
No mercado de trabalho, as agraciadas correspondem em 27% ao setor de biotecnologia e farmacêutico, 13% em tecnologia, indústria e financeiro, e 7% em educação e treinamento, saúde, indústria, telecomunicações, turismo e lazer e varejo.
As afirmativas em que os funcionários das premiadas mais concordaram na pesquisa são que “as pessoas são bem tratadas independentemente de sua cor ou etnia, orientação sexual, gênero e idade” (97%), “este é um lugar fisicamente seguro para trabalhar” (96%), “tenho orgulho de contar a outras pessoas que trabalho aqui” (96%), “os gestores são honestos e éticos na condução dos negócios” (96%), “meu trabalho tem um sentido especial. Para mim, não é só “mais um emprego” (96%) e “quando vejo o que fazemos por aqui, sinto orgulho” (95%).
Assaí Atacadista figura na lista de melhores empresas para profissional sênior trabalhar
Presente na lista, a rede de supermercados Assaí Atacadista tem um Programa 50+ criado para aumentar a representatividade de profissionais seniores no quadro de colaboradores da empresa. Segundo a Diretora Executiva de Gestão de Gente e Sustentabilidade, Sandra Vicari, a iniciativa faz parte do Programa de Diversidade, que há mais de dez anos atua com a interseccionalidade dentro de cinco temas prioritários para fomentar a equidade da companhia: Gerações (em que está incluído o Programa 50+), Raça, LGBTQIA+, Gênero e Pessoa com Deficiência.
Conforme dados da rede de supermercados, de 2020 para 2022, a empresa aumentou em 90% a quantidade de colaboradores nesta faixa etária, sendo 47% a mais no comparativo de 2021 para 2022. Especificamente em Minas Gerais, em 2022, a empresa ultrapassou o marca de 100 colaboradores seniores nas lojas espalhadas pelo Estado.
A ideia de implementação da iniciativa nasceu após estudos de mercado, que revelaram à empresa que a atração de talentos começa a ser dificultada a partir dos 50 anos devido a diferentes fatores. “As pessoas estão vivendo mais e com mais saúde e qualidade de vida. Isso gera grandes mudanças para a sociedade e para o mercado de trabalho. Um profissional sênior tem muito a somar, como experiência de mercado, agilidade na solução de desafios e tendem a compartilhar mais os seus conhecimentos com os demais colegas do time”, afirma Sandra Vicari.
Quando deu início ao programa, a empresa adotou também uma série de medidas para integração dos profissionais. Uma delas foi a implementação de um Guia de Orientação ao RH, que estabelece diretrizes com o time que está na ponta realizando as seleções para auxiliar os candidatos durante todo o processo. Além disso, a companhia oferece cursos internos que visam capacitar e apoiar esses profissionais em seus principais desafios.
Um deles está ligado à dificuldade que profissionais seniores costumam ter em relação às novas tecnologias digitais de trabalho. “Pensando nisso, desenvolvemos um Programa de Letramento Digital, cujo objetivo é preparar nossos colaboradores para essa mudança, bem como atender a evolução do negócio. Ele é dividido em três níveis – Básico, Intermediário e Avançado – de forma a explicar o uso correto de cada tecnologia, assim como ensinar a sua aplicação no dia a dia”, conta.
Empresas mineiras quebram barreiras do mercado de trabalho e oferecem vagas para profissional sênior
Como nenhuma empresa mineira integra a lista, o DIÁRIO DO COMÉRCIO foi atrás de empresas do Estado que possuem algum tipo de ação voltada para a empregabilidade deste público, para dar luz a iniciativas que já começam a fazer diferença no mercado de trabalho e junto à população mineira.
Supernosso tem o Projeto Sênior (50+)
A rede de supermercados Supernosso tem uma política de contratação de funcionários 50+ desde 2015. Hoje, ao todo, são 986 colaboradores desta faixa etária no corpo funcional da empresa. Trata-se do Projeto Sênior (50+) e o objetivo, segundo a Gerente-Geral de RH e Jurídico do Supernosso, Andrea Gilbert, é oferecer oportunidades para essa fatia da população que tem dificuldades para reinserção no mercado devido à idade, mas que, ao mesmo tempo, conta com grandes experiências profissionais e de vida.
“Além de cumprir sua função social e primar pela dignidade humana, o Supernosso acredita no potencial produtivo e no quanto a experiência de vida dessas pessoas pode contribuir com a organização. Uma das características percebidas nesses colaboradores é o comprometimento, já que são pontuais, produtivos, cooperativos e possuem senso de responsabilidade”, define.
#oportunidadeSemIdade do Banco Mercantil é opção para profissional sênior
O Banco Mercantil, assim como a rede de supermercados Supernosso, também tem uma política de contratação de funcionários 50+. A instituição financeira de 80 anos de atuação e 3.500 funcionários tem o #oportunidadeSemIdade, que responde por 11% dos postos de trabalho gerados pela instituição financeira no País. A título de comparação, a média nacional de contratações nessa faixa etária é de aproximadamente 5%, conforme pesquisa do Infojobs.
A Gerente de Talentos e Cultura do Banco Mercantil, Priscila Lopes, afirma que ter um público diverso em todos os aspectos sempre traz ganhos. Ela enfatiza que compartilhar aprendizados entre gerações diferentes proporciona maior capacidade de análise e resolução de problemas, assim como mais produtividade e qualidade no atendimento.
Além disso, no caso do banco, a contratação desses profissionais funciona, inclusive, como uma estratégia de identificação com o público consumidor. “Como nosso propósito é ser o melhor ecossistema para o público 50+, nada mais coerente que ter esse público aqui no nosso quadro de colaboradores”, explica.
“Talentos da Maturidade” do Verdemar
No supermercado Verdemar existe o programa “Talentos da Maturidade”, que, inclusive, foi vencedor do Prêmio Ser Humano, na categoria “Desenvolvimento”, em 2019. Criada pela rede belo-horizontina há mais de dez anos, a iniciativa proporciona trabalho a um público que, na opinião do superintendente de Recursos Humanos, Leandro de Souza Pinho, tem muito a oferecer às empresas.
“O Verdemar possui 659 funcionários acima de 50 anos em diversas funções, desde os cargos operacionais até os mais estratégicos. Alguns já têm 80 anos. São pessoas que além da capacidade produtiva, oferecem outro tipo de comprometimento e desejo com o trabalho”, resume.
Segundo o gestor, a maioria é aposentada, mas escolheu continuar trabalhando tanto em vista da complementação da renda quanto para o bem da saúde física e mental. “Muitos não atuavam nessa área, mas encontraram a oportunidade para não parar. No nosso País não existe uma política de incentivo à inserção, mas no varejo há muitas oportunidades. E nos dois extremos, uma vez que o primeiro emprego também é grande no setor”, diz.
Pinho avalia que essa complementaridade de gerações é muito positiva. “O jovem tem agilidade e o sênior paciência. Em diferentes áreas das lojas precisamos das duas expertises. Seja para repor uma prateleira ou para explicar sobre um produto ao consumidor”, justifica.
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