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Mercado de franquias registra crescimento no País

Com crescimento de 11,4% no 3º trimestre, setor resgistra alta em todos os segmentos com destaque para Alimentação - Food Service (17,5%)
Mercado de franquias registra crescimento no País
No acumulado de doze meses, a receita do franchising cresceu 13,3% e entre janeiro e setembro, 13,6% | Crédito: Adobe Stock

Confirmando os bons índices pós-pandemia, o mercado de franquias segue em crescimento no Brasil, conforme indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O setor registrou alta de 11,4% no faturamento no terceiro trimestre deste ano, com crescimento em todos os segmentos.

Entre os cinco maiores avanços, o destaque vai para “Alimentação – Food Service“, com alta de 17,5% na receita nesse período. O desempenho pode ser explicado por um aumento considerável no número de marcas e unidades, incremento no faturamento médio por operação, o retorno do trabalho presencial e de hábitos sociais interrompidos pela pandemia, além do lançamento de produtos, reformulação e melhorias do cardápio e portfólio.

No contexto geral, o estudo mostra que a receita do franchising passou de R$ 56,256 bilhões para R$ 62,676 bilhões nesse período, comparado aos mesmos meses de 2022. Em relação ao terceiro trimestre de 2021, a variação positiva foi de 32,3%. Considerando o mesmo período em 2020, início da pandemia, o faturamento cresceu ainda mais, somando 42,6%.

Segundo a ABF, o desempenho no mercado de franquias no período pesquisado se deve, principalmente, ao acúmulo das melhores práticas e dos aprendizados obtidos nos últimos anos, do avanço da digitalização, da omnicanalidade e da adoção de novos formatos. Outros fatores também podem ter impactado nos bons resultados, como a melhora de alguns indicadores macroeconômicos, como a taxa de empregos.

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Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, os índices positivos indicam que o setor de franquias superou a fase aguda pós-pandemia e agora caminha para a expansão dos negócios. “Agora as regras são outras: vendas híbridas, uso mais intensivo de tecnologia, atenção a novos mercados e até operações de fusões e aquisições”, pontua.

Outros setores também avançam

Além do setor “Alimentação – Food Service“, outros segmentos também se destacaram no período analisado. Em segundo lugar, “Saúde, Beleza e Bem-Estar” avançou com receita 13,7% maior, que pode ser explicado pelo aumento dos cuidados das pessoas com a saúde, com destaque para as óticas, cuidados estéticos e fitness.

Em seguida, “Entretenimento e Lazer” apresentou o terceiro melhor desempenho, com índice de crescimento de 12,4%. Um dos mais atingidos pela pandemia, o segmento reportou forte desempenho comercial dos últimos 12 meses, originado da melhora do marketing e de investimentos dos franqueados.

“Alimentação – Comercialização e Distribuição” seguiu na lista com o quarto melhor desempenho em faturamento, registrando alta de 11,8%. O setor, que inclui supermercados, chocolaterias e lojas de conveniência, por exemplo, acredita que o bom desempenho se deve a fatores econômicos e de mercado, além de maior engajamento nas lojas físicas.

Franquias de chocolaterias estão entre os destaques divulgados na pesquisa da ABF | Crédito: Divulgação/Chocolates Brasil Cacau

ABF pontua desafios no mercado de franquias

Para a entidade, os indicadores apontam que o setor deve encerrar o ano dentro das projeções realizadas: o faturamento deve crescer entre 9,5% e 12%, as operações 10%, as redes 4%, e o número de empregos também 10%. Entrentando, a ABF está atenta aos atuais e eventuais desafios e como é possível contorná-los.

Além da instabilidade nos cenários internacional e nacional que possam, eventualmente, impactar o setor no 4º trimestre, a entidade também direciona esforços em relação à pressão inflacionária, a dificuldade no acesso a crédito, a complexidade do ambiente de negócios no Brasil e dificuldades na contratação de mão de obra qualificada.

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