Negócios

Mercado imobiliário: J. Lemara trabalha com financiamento próprio

Presente em mais de 100 bairros da RMBH, empresa registrou nos últimos 4 anos crescimento médio de dois dígitos
Mercado imobiliário: J. Lemara trabalha com financiamento próprio
Com boa contribuição no crescimento dos centros urbanos, a J. Lemara deve finalizar este ano a obra de urbanização do bairro Estrela do Sul em Mateus Leme, na região metropolitana | Crédito: Divulgação / J. Lemara

Com 30 anos de atuação no mercado imobiliário da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o grupo J. Lemara atravessou diferentes cenários ao longo de sua trajetória. Mesmo em meio às incertezas e desafios impostos por crises econômicas e mudanças políticas, conquistou seu espaço seja no segmento de loteamentos, carro-chefe da empresa, ou na oferta de soluções imobiliárias.

Assim, além da venda de imóveis próprios, a J. Lemara também presta serviços como despachante imobiliário, consultoria jurídica, bem como intermediação e administração imobiliárias. Tudo é feito por meio das empresas J. Lemara Empreendimentos e Cia Mineira Netimóveis, que compõem o grupo.

“Meu pai fundou a empresa em 1993, às vésperas da implantação do Plano Real, ou seja, o negócio já surgiu em meio a um grande desafio. E o principal diferencial da empresa sempre foi o atendimento personalizado no mercado imobiliário. A venda de loteamentos sempre foi a principal atividade, mas a complementação dos serviços foi surgindo, ano a ano, para oferecer soluções completas aos clientes”, explica o CEO do grupo, Leirson Cunha.

Loteamentos

De acordo com ele, ainda hoje, o braço de loteamentos responde por mais de 60% dos negócios. No entanto, cada vez mais a empresa entende a importância da complementaridade das demais soluções. A mais recente delas diz respeito aos projetos arquitetônicos feitos em parceria com a K2 Arquitetura. “Com cada um desses diferenciais, conseguimos entregar benefícios atrativos aos nossos clientes”, diz.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


E os resultados têm sido promissores. Prova disso é que para este exercício é esperado um crescimento de 20% nos negócios sobre o ano anterior. As vendas de loteamento deverão puxar os números. Aliás, o número de atendimentos aos clientes tem crescido fortemente nos últimos quatro anos, inclusive no período da pandemia.

Para se ter uma ideia, em 2022, a empresa apurou alta de 12,72% em relação a 2021. Já em 2021, foi verificado um incremento de 31,56% ante o ano anterior. O crescimento também foi expressivo em 2020 (58,40%) e em 2019, quando alcançou 26,29%.

Nós temos loteamento em mais de 100 bairros na RMBH. Isso é boa contribuição no crescimento dos centros urbanos”, explica Cunha. Para este ano, ele acrescenta que a empresa deve finalizar a obra de urbanização do bairro Estrela do Sul em Mateus Leme e algumas obras em loteamentos nos municípios de Ribeirão das Neves, Esmeraldas e Juatuba.

A representatividade das vendas de loteamentos por municípios se concentra, atualmente, na maior parte em Mateus Leme (33,42%), seguida por Ribeirão das Neves (27,42%), Esmeraldas (16,30%), Juatuba (3,74%), Jaboticatubas (3,71%), Vespasiano (3,56%), Belo Horizonte (3,46%) e Matozinhos (2,24%).

Financiamento próprio é diferencial no mercado imobiliário

A opção de financiamento próprio é outro diferencial do grupo. Trata-se do FinaFlex, um produto exclusivo da J. Lemara, que oferece condições flexíveis aos clientes e, muitas vezes, viabiliza a compra do primeiro imóvel para algumas pessoas.

Leirson Cunha (à-esquerda) e Jose Maria Cunha (à-direita socios do Grupo J.-Lemara | Crédito: Veronica Manevy / J. Lemara

Neste sentido, o executivo lembra que no final dos anos 1990, o grupo recebia parte do pagamento em bens como carros e até videocassetes. Na época, os financiamentos eram de cerca de 96 meses. Hoje, superam os 10 anos.

“Nos orgulhamos dessa trajetória. São inúmeros clientes que estão conosco há anos, investidores que entram em loteamentos por confiarem no nosso trabalho. Alguns de nossos funcionários também tornaram-se clientes da empresa”, ressalta.

Hoje, a J. Lemara conta com uma equipe de 40 funcionários diretos e mais de 90 corretores associados. Ao longo dos 30 anos, foram vendidas acima de 6 mil unidades próprias e atendimento prestado a mais de 24 mil clientes nas diversas áreas, como intermediação imobiliária, administração de carteira de locação, consultorias e despachante imobiliário.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas