Mercado mineiro de agências de viagens segue aquecido

Dados do Ministério do Turismo (MTur) mostram que o Brasil fechou 2024 com um crescimento de 20 milhões no número de bilhetes aéreos emitidos por brasileiros. Em dois anos, o número de passagens subiu de 98 milhões para quase 120 milhões de viagens em território nacional. Desse total, 20 mil passageiros chegaram através do programa Voa Brasil, lançado em julho deste ano. A iniciativa beneficia aposentados do INSS com passagens de até R$ 200 o trecho. Os bons números têm aquecido o mercado das agências de viagem, que criam novos formatos para alcançar as cidades do interior.
O baixo índice de desemprego e a desvalorização do real também ajudam a justificar o interesse pelos passeios pelo próprio País. De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Minas Gerais (Abav-Minas), Alexandre Brandão, em Belo Horizonte o mercado se mantém estável, mas o interior tem oferecido boas oportunidades para quem quer trabalhar no segmento das agências de viagem.
“Na Capital temos um mercado ainda retraído. Temos mudanças pontuais e pessoas que eram do setor montando MEIs. Já no interior, cidades que não tinham tradição estão começando como microempreendedores individuais e franquias. O problema das ‘agências promo’ continua respingando no mercado e atrasando novos investimentos”, explica Brandão.
Ainda assim, das 26 unidades inauguradas pela Azul Viagens, seis foram em Minas: Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Conselheiro Lafaiete e Itabira, na região Central; Varginha, no Sul de Minas; e Patos de Minas, no Alto Paranaíba; além da Capital, atrás apenas de São Paulo, com sete novas lojas. Com isso, a empresa tem 123 lojas no Brasil e mais uma nos Estados Unidos e outra no Paraguai. Com as aberturas e lançamento de novos produtos, cresceu 50% em faturamento em relação a 2023.
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Público 50+
O crescente interesse dos idosos por viagens pensadas especialmente para eles é um dos fatores que impulsiona a expansão da rede de agências de viagem especializada no público 50+, Pastore Turismo.
De acordo com o Co-CEO e sócio da Pastore Turismo, Rodrigo Pastore, a operadora oferece roteiros personalizados que incluem viagens nacionais, aéreas e rodoviárias, além de destinos internacionais e cruzeiros, sempre com datas e itinerários pré-definidos. Com mais de 30 anos de mercado, em 2024 a Pastore iniciou um plano de expansão visando ampliar sua presença em território nacional com franquias e novas filiais. A primeira unidade em Minas vai ser aberta ainda em março, em Belo Horizonte, na região da Savassi. O investimento médio para abertura de unidade é de R$ 305 mil.
“Minas é um estado muito rico em cultura e tem uma economia forte e população com capacidade de consumo, então é um território muito importante para nós nesse primeiro ciclo de expansão por franquias. Começar por Belo Horizonte é apresentar um cartão de visitas para todo o Estado. Nossos pacotes são em grupo e sempre tem um representante da Pastore com o grupo em período integral. Todos os serviços inclusos. O nosso público é majoritariamente feminino e exige segurança, confiança e qualidade”, afirma Pastore.
Alfenas, no Sul de Minas, recebe agora a segunda unidade da Trip In Viagens no Estado, depois de Mateus Leme, na RMBH. A unidade oferece opções de viagens de alto padrão.
Para o fundador e diretor da Trip In Viagens, Manolo Domingos, Belo Horizonte e a região do Triângulo Mineiro devem receber as próximas unidades da Trip In no Estado. Atualmente a rede de agências de viagem tem 31 unidades, em 11 estados. A meta é chegar ao fim do ano com 50 operações.
“Queremos mudar as vidas das pessoas. Cidades acima de 50 mil habitantes ou qualquer cidade que tenha um aeroporto próximo pode receber uma Trip In. O mineiro gosta demais de praias. É um grande sucesso, por exemplo, o voo da Azul para Curaçao. Para ser franqueado, o candidato tem que investir o tempo no negócio. Somos uma rede forte, ativa e amigável. O investimento para a abertura de uma unidade home based é de R$ 14900; e para loja, R$ 24.900”, destaca Domingos.
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