Mercado Novo ganha um hub de inovação
Belo Horizonte ganhou um espaço pioneiro de encontros e de imersão para a cocriação de novas realidades no universo do Direito. O chamado Inverso já nasce disruptivo, mesclando experiências do mundo digital em uma estrutura física. O hub é o único do mundo instalado em um mercado: o descolado Mercado Novo, polo importante de arte, música e cultura da moda.
Nos últimos 5 anos, muito tem se discutido sobre como inovar e transformar a realidade jurídico-corporativa no Brasil. O País concentra 80 milhões de processos judiciais, 1.300.000 advogadas e advogados e 80% de todos os processos trabalhistas do mundo, e a abordagem das empresas tem sido a mesma há 30 anos. O cenário impõe a busca por novas formas de atuação e esta é a proposta do Inverso.
A iniciativa, liderada pelo advogado, investidor e empreendedor Christiano Xavier — um dos fundadores da EdTech Future Law, do Future Law Studio e da agência de branding e marketing jurídico LSD – Legal Service Design –, reúne 20 organizações, escritórios e startups de todo o País dispostos a mudar a realidade jurídica das corporações. “Nosso objetivo é conectar pessoas dedicadas ao desenvolvimento e divulgação de ideias, produtos e serviços que inovam e transformam as organizações jurídicas, impactando toda a sociedade, e a de criar futuros desejáveis. E também tem uma pegada social, a de contribuir com o movimento de recuperação de áreas e ocupação dos centros urbanos, impactando toda a coletividade”, conta Chris Xavier.
O espaço conceito/instagramável conta com área de coworking e foca em um estúdio para gravação de vídeos e podcasts. O projeto é da Libelola Arquitetura, inspirado na arquitetura industrial e nas novas tecnologias.
Entre os idealizadores, parceiros e apoiadores estão a própria Future Law, o Future Law Studio e o LSD, a MRV, a Associação Brasileira de Law Techs e Legal Techs (AB2L), a empresa de Legal Operations (CLOB), a Bhub, a Netlex e a Pact, única empresa brasileira que faz o diagnóstico comportamental e financeiro da base de processos das corporações, constrói indicadores e oferece soluções para a gestão de conflitos e redução do passivo.
“Vemos o Inverso como um canal de distribuição de conhecimento multidisciplinar, para ajudar os protagonistas do mercado jurídico corporativo a enxergarem, de maneira exponencial, formas de inovação e transformação de suas atuações. É por isso que fazemos parte desta jornada”, afirma o CEO da Pact, Lucas Pena.
A Pact é uma plataforma de resolução para disputas empresariais e passivos judiciais no Brasil. Criada há seis anos como uma startup de mediação e negociação financeira, se consolidou como a única empresa brasileira que faz o diagnóstico comportamental e financeiro da base de processos das corporações, constrói indicadores e oferece soluções para a gestão de conflitos e redução do passivo.
Ouça a rádio de Minas