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Segmento de pet shop avança em Minas Gerais; veja tendências

Pesquisa da Fecomércio MG aponta tendências e indica que o mercado segue em crescimento
Segmento de pet shop avança em Minas Gerais; veja tendências
Foto: Adobe Stock

O mercado pet shop segue em constante expansão pelo Brasil, com o crescimento da demanda pelos produtos do segmento e não seria diferente em Minas Gerais. A tendência pode ser justificada tanto pelo aumento de animais nas residências, quanto para mudanças nos comportamentos dos tutores, o que expandiu as possibilidades para oferta de produtos e serviços no setor.

Para entender melhor as particularidades do mercado, o núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio Minas Gerais elaborou um estudo sobre o setor. A pesquisa apontou que em 2022, o total de pets no Brasil somou 167,6 milhões, índice 3,6% superior a 2021.

Em relação à indústria pet (alimentação, acessórios e medicamentos) o faturamento em 2023 ultrapassou R$ 47 bilhões, representando 0,47% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Segundo a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, o investimento em bem-estar dos animais segue em ritmo de crescimento. Ela aponta que para 67,2% dos pet shops, o gasto médio dos seus clientes gira em torno de R$ 25 a R$ 100.

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“Hoje é observado que o cuidado com os pets vai além da alimentação, atingindo também a busca por banho e tosa, transporte, creches, cuidados veterinários e outros produtos e serviços que garantem uma melhor qualidade de vida para os animais de estimação”, pontua Gabriela Martins.

Tendências do mercado pet shop encontradas em Minas Gerais

  1. Preferência por alimentos orgânicos: a demanda por alimentos saudáveis e naturais para pets tem crescido significativamente. Alimentos como: rações orgânicas e snacks naturais estão em alta, acompanhados por uma maior procura por dietas balanceadas específicas para diferentes idades e raças;
  2. Serviços de Bem-Estar para Pets: serviços como banho, tosa, massagem, aromaterapia e acupuntura estão também estão em alta. Os tutores buscam cada vez mais proporcionar diferentes experiências com foco em qualidade de vida e longevidade;
  3. Tecnologia e Gadgets para Pets: Um avanço recente, porém considerável, é no mercado de tecnologia para pets. Itens como coleiras com GPS, câmeras para monitoramento remoto, e brinquedos interativos também estão conquistando cada vez mais os mineiros.

Populações de animais* no Brasil

  1. Cães: 58,1 milhões (evolução de 3,9% em relação a 2020);
  2. Aves e ornamentais: 41 milhões (evolução de 1,5%)
  3. Gatos: 27,1 milhões (evolução de 5,9%)
  4. Peixes ornamentais: 20,8 milhões (evolução de 4,5%)
  5. Outros: 2,53 milhões (evolução de 1%)

(*) Informações da pesquisa “Mercado PET no Brasil elaborada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (AbinPet)

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