Mercado de sorvetes aposta em tendências e cresce 16% em Minas Gerais

Variações no portfólio, sabores inusitados e investimentos em infraestrutura: o mercado de sorvetes segue apostando em tendências globais e voltou a crescer nos últimos meses. O setor alcançou, em 2023, produção de 438 milhões de litros, um aumento de 15% sobre 2022.
Os dados são da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete) e indicam um cenário de otimismo para o futuro do setor. O segmento, que reúne mais de 7 mil empresas e gera cerca de 300 mil empregos, projeta crescimento de 21% até 2028 no País, com a previsão de movimentar R$ 20 bilhões na economia nos próximos quatro anos.
Em Minas Gerais, o setor apresentou crescimento superior a 16% em 2023, na comparação com 2022. Para 2024, a expectativa é de uma alta adicional superior a 6%. Os maiores volumes de produção estão concentrados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Divinópolis, Leopoldina e Pouso Alegre.
Segundo o presidente da Associação, Martin Eckhardt, esse crescimento está relacionado ao investimento em tendências e ao clima local.
“Tivemos muitos investimentos em novas linhas de produtos e o clima foi bastante favorável em algumas regiões, com frentes de calor que ampliaram consideravelmente as vendas, alcançando um crescimento de 15% em 2023″, diz ele.
Após superar os desafios enfrentados pela pandemia, o objetivo agora, segundo ele, é ampliar em 50% o consumo do sorvete em 10 anos. “Acreditamos em uma ampla melhoria no ambiente de negócios de todo o segmento”, acrescenta.
Inovações incluem novos sabores e diversificação de serviços
Com foco em agregar valor aos produtos e oferecer uma experiência completa aos clientes, o mercado de sorvetes, pautado em tendências de inovação, vem desenvolvendo novos ingredientes e trabalhando com sabores diferenciados. A inclusão de pistaches, avelãs, caramelos salgados e frutas cítricas, como limão, laranja e romã, são exemplos disso.
Outra tendência em destaque é a diversificação do portfólio. As sorveterias e indústrias estão investindo em novos produtos, como bebidas geladas, bolos e outros doces. Essa maior variação, segundo a Abrasorvete, permite que os negócios aumentem o tíquete médio, além de conquistar novos clientes e ajudar a superar o desafio da sazonalidade.
“Todas as tendências reforçam que o setor sorveteiro está se modernizando e buscando atender as demandas específicas de cada mercado. Muitos sabores de frutas são destaque nas tendências para os próximos anos e o nosso País tem muita oportunidade nesse segmento pela riqueza de opções. Vamos continuar trabalhando fortemente para que a indústria do sorvete brasileiro se destaque no mercado mundial”, conclui o presidente da Abrasorvete.
Estabelecimentos em BH surfam em tendências para se destacar:
- Alento Sorvetes: Com unidades no Mercado Novo e Buritis, a sorveteria aposta em produtos autorais com sabores diferenciados, como: bolo búlgaro, limão-siciliano, cachaça com melaço, iogurte com mirtilo e doce de leite.
- Easyice: A sorveteria, que possui mais de 20 anos de atuação, vem ampliando seu mix de serviços em suas unidades na Savassi e Luxemburgo. Os espaços agora contam com café, bolos, bombons, entre outras sobremesas.
- Mi Garba!: “Cada colherada é uma viagem à Itália”. A sorveteria, com seis unidades na capital mineira, conta com sabores tipicamente italianos para quem busca por sabores diferenciados.
Ouça a rádio de Minas