Mercado de startups deve ficar mais seletivo em 2025, mostra estudo; veja dicas para se destacar

Um estudo sobre o mercado de startups realizado em 2023 e divulgado recentemente revela que o número de aportes em startups no mundo diminuiu globalmente nos últimos dois anos, tornando os investidores mais seletivos.
Com investidores cada vez mais criteriosos, as startups que desejam chamar a atenção em 2025 precisam ir além das boas ideias. É preciso apresentar provas claras de resiliência, potencial de crescimento e impacto no mercado.
A mentora de startups Marilucia Silva Pertile e cofundadora da Start Growth, empresa de Venture Capital, relata que o mercado está mais exigente, mas as startups que demonstram um entendimento profundo do seu propósito têm maiores chances de atrair investidores.
“A resiliência e a paixão pelo propósito da startup são características determinantes para o sucesso. É preciso ser obstinado e apaixonado pelo problema que a startup nasceu para resolver, pois isso gera valor perceptível para o cliente”, afirma.
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Para a especialista, o empreendedor deve estar mais comprometido com o problema do que com a solução, porque, ao fazer isso, o sucesso tende a ser uma consequência natural.
“Quando os empreendedores se concentram na dor a ser resolvida, isso reflete em soluções que realmente fazem a diferença, e em estratégias que geram valor agregado para os usuários. Isso é o que torna a startup um negócio sustentável e atraente para investimentos”, pontua.
Outra orientação importante é apresentar um plano de negócios robusto, com detalhes sobre o modelo de operação, estratégias de mercado e projeções financeiras claras. “Os investidores querem compreender como os recursos serão usados para escalar a startup e garantir sua sustentabilidade”, diz Marilucia Pertile.
Métricas financeiras e operacionais
Indicadores como a Receita Recorrente Mensal (MRR), o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), controle do cash burn e crescimento da receita ajudam a mostrar que a startup tem uma gestão estruturada e visão de longo prazo.
“Startups que conseguem provar tração, crescimento de usuários e retenção elevada transmitem confiança ao investidor. É essencial demonstrar que o produto ou serviço atende a uma necessidade real no mercado”, observa a mentora.
Finalmente, de acordo com a cofundadora da Start Growth, vale a pena investir em um bom pitch para conquistar atenção. “Uma apresentação bem executada é um convite para o investidor entrar na jornada da startup. Ele deve mostrar o que foi feito até agora e como o aporte permitirá dar o próximo grande passo”, explica Marilucia.
A especialista ressalta que uma documentação bem organizada é fundamental, especialmente, para rodadas mais avançadas.
“Registros financeiros, contratos e direitos de propriedade intelectual precisam estar em ordem para facilitar o processo de due diligence e reforçar a confiança dos investidores. E para as startups que ainda não captaram investimentos, ter resiliência é essencial”, finaliza.
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