Negócios

Mercantil amplia aportes em inovação e tecnologia

Investimentos visam atender às necessidades e expectativas do público 50+
Mercantil amplia aportes em inovação e tecnologia
Kubiaki: Mercantil tem estratégias próprias para o público 50+ | Crédito: Divulgação

Cada vez mais a presença no ambiente virtual e a familiaridade com recursos digitais são inerentes ao sucesso de qualquer negócio. Ao se tratar de empresas com décadas de existência, essas missões tornam-se desafios que podem fazer a diferença na sustentabilidade das operações. E, neste processo, investimentos e estratégias em inovação e tecnologia são fundamentais para a melhoria de processos ou a conquista de novos e (por que não) antigos clientes.

No Mercantil do Brasil esses esforços vão além e vislumbram atender às necessidades e expectativas do público 50+ que, também dentro dessa nova realidade super conectada, é formado por consumidores mais ativos, responsáveis por movimentar trilhões de reais na economia do País e igualmente ávidos por mudanças e inovação.

O objetivo maior é ser o melhor ecossistema financeiro para as pessoas 50+, uma fatia da população que vem crescendo e vai se tornar o maior público do País e que representa 75% dos mais de 6 milhões de clientes da instituição.

“O Mercantil, prestes a completar 80 anos, tem estratégias próprias para atender a esse público e a uma demanda que não é só dos bancos digitais. Mesmo sendo uma empresa longínqua e tradicional, o banco vem adaptando e entregando bons resultados, se tornando, inclusive, referência neste ambiente que não é nossa praia”, explica o Diretor de Canais Digitais e Cartões do Mercantil do Brasil, Lucas Kubiaki.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Entre as ações que visam a melhor experiência para esse público específico, aplicativo mais funcional, com letras maiores, e canal no WhatsApp, que é a ferramenta com a qual essas pessoas possuem mais familiaridade, por exemplo.

Na avaliação de Kubiaki, no mercado financeiro há muita solução disponível, mas falta foco nas instituições. E é nessas lacunas que o Mercantil busca atuar. Não à toa, mesmo estando no físico há tantas décadas, o banco transita bem pelo ambiente virtual e já se tornou uma instituição reconhecida nesse quesito.

O que possibilita isso, segundo ele, é o foco na tecnologia, nos dados, negócios, e principalmente, na estratégia maior de se tornar referência para o público 50+.

“Da diretoria aos colaboradores, todos os esforços e atuações são voltados para esse objetivo. Vamos testando e mudando até chegar às melhores soluções”, diz.

Para impulsionar esse processo de inovação, o diretor cita outras duas importantes ações estratégicas. A primeira, a compra, no final do ano passado, de participação societária da fintech Gyra +, plataforma digital de crédito e uma das pioneiras na ampliação do Open Finance no Brasil.

Com o negócio, o banco incrementa suas competências na qualidade da oferta de crédito, passando a ter parceiros relevantes para avançar em novas frentes, em um mercado de oportunidades.

A outra diz respeito à criação do Domo, há mais de um ano, hub de inovação e tecnologia do Grupo Mercantil, visando promover iniciativas ligadas à aceleração do crescimento e resultados a partir da integração de pessoas, tecnologias e startups.

“Agregamos todas as soluções e CNPJs para proporcionar aos nossos clientes, uma melhor experiência. No Mercantil, a gente, de fato, põe foco no público e faz os investimentos pensando nele”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas