Negócios

Mercedes amplia quadro em JF para atender à demanda

Mercedes amplia quadro em JF para atender à demanda

Para atender o crescimento da demanda pelo caminhão extrapesado Actros, a fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, na Zona da Mata, está contratando aproximadamente 150 funcionários. A informação foi dada ontem, pelo presidente da montadora no Brasil, Philipp Schiemer, durante o Salão de Hannover, na Alemanha, maior feira de veículos comerciais do mundo. As contratações se somam a outras 160 efetuadas no primeiro semestre. Com isso, a fábrica em Juiz de Fora passa a contar com cerca de 1.030 colaboradores, ultrapassando os mil funcionários pela primeira vez desde 2012, quando a unidade passou a produzir caminhões.

De acordo com informações da Mercedes-Benz do Brasil, foram emplacadas 2,6 mil unidades do Actros, considerando todas as versões do caminhão, entre janeiro e agosto de 2018, o que representa alta de 200% sobre igual período do ano passado. A produção diária do caminhão subiu de 22 para 28 unidades. O incremento é atribuído principalmente ao agronegócio, com aquecimento de transporte de grãos e cana-de-açúcar. Outros setores que impulsionam as vendas do extrapesado são mineração, logística, transporte de combustíveis e produtos químicos.

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região, Fernando Rocha, confirmou ontem que já foram efetuadas 137 contratações, sendo 60 no último dia 10 e 77 na segunda-feira. A abertura dos postos de trabalho, segundo ele, surpreendeu positivamente o sindicato. Rocha declarou também que há informações extraoficiais de que novas contratações podem ocorrer ainda neste ano, em novembro e dezembro.

Leia também:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Líderes nas pesquisas eleitorais preocupam

Fernando Rocha reforça que o sindicato vê as contratações com bons olhos, inclusive porque acontecem após cenário de retração na operação da planta mineira, pois em 2016 a unidade perdeu a produção do caminhão pequeno Acello, que passou a ser fabricado em São Bernardo do Campo (SP). Ele ressalta ainda que, com o aquecimento da produção, há contratações também em empresas terceirizadas que operam na planta na área de limpeza, manutenção e logística, entre outras.

Atualmente, a unidade de Juiz de Fora concentra a produção do Actros e de cabines de todos os modelos de caminhões da montadora. Em março, a produção das cabines estava em 105 unidades diárias. Rocha confirma que houve alta também na produção de cabines, mas não soube precisar o percentual.

Mesmo com o incremento nas operações, a fábrica de Juiz de Fora permanece operando em um turno. Para chegar ao segundo turno teria de subir para pelo menos 30 ou 32 caminhões por dia. Em Hannover, Schiemer declarou que a incerteza causada pelo período eleitoral impede tal avanço. “Estamos cautelosos por causa da eleição”, disse o executivo.

De acordo com informações da montadora, levando-se em conta o segmento de extrapesados como um todo, foram emplacados 5.781 caminhões da marca nessa categoria, o que representa 86% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.

A expectativa da Mercedes para o mercado brasileiro de caminhões novos em 2018 é de crescimento de 30%, depois de um 2017 em que as vendas aumentaram somente 2,7%, chegando a 52 mil unidades. Controlada pela alemã Daimler, a Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões no Brasil no ano passado. (Com informações da Agência Estado)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas