Negócios

Metade das receitas da Deloitte no País vem de novos serviços

Metade das receitas da Deloitte no País vem de novos serviços
#Negócios | Imagem: Pexels / Arte: Will Araújo

Com o portfólio de serviços mais completo do mercado, a Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, tem intensificado o ritmo de evolução de suas ofertas mesmo antes da eclosão da pandemia de Covid-19. Hoje, cerca de metade das receitas da organização no Brasil vem de serviços que não existiam seis anos atrás.

Entre os novos negócios estabelecidos ou totalmente renovados entre os anos fiscais de 2016 e 2022, estão ofertas voltadas a transformação digital e operacional, como segurança cibernética, tecnologias para compliance tributário, frentes de soluções sob as submarcas Deloitte Digital (experiência do cliente) e Deloitte Ventures (Inovação e Corporate Venture Capital) e outros muitos serviços, como um hub para projetos de capital e infraestrutura, ferramentas e serviços para gestão integrada de riscos de forma recorrente (Risk Platform), modernização de tecnologias e operações de negócios (Core Business Operation), soluções para a área jurídica das empresas e assim por diante. Há também uma série de outras soluções que surgiram para endereçar demandas emergentes do mercado, como ESG, serviços forenses e assurance.

“À medida que o ambiente de negócios se transforma, nós, na Deloitte, buscamos estar sempre à frente das novas necessidades das empresas e da sociedade. Só assim podemos ser capazes de auxiliar as organizações a enfrentarem os novos desafios, que surgem todos os dias. Essa ampliação consistente das ofertas de serviços é a prova disso: nós criamos um portfólio cada vez mais multidisciplinar para podermos ser, de fato, a consultoria que reúne as soluções adequadas para todas as demandas dos clientes em sua jornada de transformação”, destaca o sócio-líder de Market Development da Deloitte, João Gumiero.

Gumiero destaca também o desenvolvimento de soluções que já nascem multidisciplinares, ao combinar serviços de diferentes áreas de negócios – são aquelas denominadas internamente de Strategic Growth Offerings (SGOs). Entre elas, estão soluções que respondem a desafios de ESG, Infraestrutura, Cooperativas, Indústria 4.0 e Operações.

Nova estratégia cuida da operação das empresas -Globalmente e no Brasil, a Deloitte tem soluções sob medida e completas para apoiar os clientes, em todos os desafios e oportunidades que eles possam encontrar diante do momento de mercado: da estratégia à sua implementação e também na operação. Cuidar da operação dos clientes é, aliás, uma das apostas da Deloitte em franco crescimento, no País e no mundo – é a abordagem “Deloitte Operate”. A organização já contava, há anos, com serviços que permitiam terceirizar as operações de backoffice de seus clientes, mas, agora, pode assumir áreas secundárias completas, como as relacionadas a finanças, tecnologia, administração de compras, capital humano, além das funções de segurança cibernética, por exemplo.

Uma das estratégias de posicionamento da abordagem “Deloitte Operate” se dá hoje a partir de uma perspectiva de orquestração completa da transformação operacional dos clientes, que começa com um diagnóstico da operação, sem nenhum custo, para identificar oportunidades de melhoria e, principalmente, de economia e eficiência. A partir das economias que são identificadas nesse diagnóstico, a empresa vai dispor de recursos para financiar e viabilizar investimentos em projetos mais complexos, que permitirão terceirizar suas atividades à Deloitte por um custo factível e digitalizar toda a operação.

Nesta operacionalização, a Deloitte aplica automação e inteligência na análise de dados, promovendo uma transformação digital efetiva na organização cliente. Assim, a empresa passa a contar com uma solução de ponta-a-ponta para a operação, combinando uma série de serviços que a Deloitte oferece a partir de todas as áreas de negócios. Com esta estratégia, a Deloitte completa a sua abordagem end-to-end, assumindo operações dos clientes, que podem ficar livres para investir e focar em seu core business.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas