Método dos 5 Cs: paixão e estratégia para a gestão dos negócios

Transformar empreendedores comuns em líderes de empresas com um faturamento 10 vezes maior é o intuito do método de gestão 5 Cs, criado pelo multiempreendedor Leo Mack, coautor do livro sobre desenvolvimento pessoal e profissional, “Seja (Im)Perfeito” (Editora Gente). Cofundador da Ucondo e da evoluBe, o empresário tem mais de 15 anos de experiência e garante que unindo paixão e foco é possível tornar qualquer negócio sólido e lucrativo.
“Meu objetivo principal é fazer com que o pequeno e médio empreendedor, aquele que tem poucos ou até nenhum colaborador, enxergue o potencial de sua empresa a longo prazo e saiba transformá-la em um negócio sólido. Um negócio frágil pode prender o dono pelo resto da vida, além de gerar muitos problemas e frustrações. Meu método cria espaço para que o empreendedor possa respirar diante de tantas responsabilidades”, explica Mack.
Isso é fundamental em um país em que as taxas de mortalidade das empresas nascentes é uma das mais altas do mundo. Dados de um estudo realizado pelo Sebrae a partir das bases de dados da RFB e de pesquisas de campo realizadas entre 2018 e 2021, revelam que os microempreendedores individuais (MEIs) têm a maior taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 29% fecham após cinco anos de atividade.
Já as médias empresas (MEs) têm taxa de mortalidade intermediária entre os Pequenos Negócios, 21,6% fecham após cinco anos de atividade. As Empresas de Pequeno Porte (EPPs) têm a menor taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 17% fecham após cinco anos de atividade.
Por fim, a maior taxa de mortalidade é verificada no comércio (30,2% fecham em cinco anos) e a menor na indústria extrativa (14,3% fecham em no mesmo período).
O método de gestão dos 5 Cs contempla: Coração, Cliente, Caixa, Cadência e Cultura.
- Coração: Empreendedores devem buscar oportunidades alinhadas com seus interesses genuínos e valores pessoais. Ao empreender com o coração, a motivação impulsiona a pessoa a enfrentar desafios e manter a resiliência necessária para o crescimento da empresa nos momentos mais difíceis, pois eles certamente existirão.
- Cliente: Conhecer profundamente o público-alvo, suas necessidades e desejos, traçando uma persona viável, permite a criação de produtos e serviços que agregam valor genuíno. O método sugere a construção de relacionamentos duradouros com os clientes, oferecendo experiências memoráveis e personalizadas. Essa abordagem não apenas atrai novos clientes, mas também gera fidelização e recomendações.
“Primeiro identifique suas paixões e interesses pessoais e tente alinhar suas atividades comerciais a eles, definindo uma declaração de sonho visionário que expresse o propósito e os valores da empresa. Revisite essa declaração sempre que preciso, lembrando o motivo pelo qual você começou. Depois, faça pesquisas de mercado para entender melhor as necessidades e desejos do seu público-alvo. Ofereça produtos ou serviços que solucionem problemas reais dos clientes e que se destaquem da concorrência e mantenha um canal aberto de comunicação com eles”, pontua.
- Caixa: A gestão financeira é a base dos negócios bem-sucedidos. É essencial um gerenciamento financeiro prático e profissional. É importante ter uma visão clara das finanças, acompanhando o fluxo de caixa e investindo de maneira estratégica.
- Cadência: é necessário manter um ritmo consistente de hábitos empresariais saudáveis. Estabelecer processos, definir metas mensuráveis e acompanhar indicadores-chave são práticas fundamentais.
“Estabeleça um sistema de contabilidade organizado e utilize ferramentas de gestão financeira. O orçamento precisa ser realista e incluir todos os aspectos das operações de receitas e despesas. Sempre acompanhe o fluxo de caixa, identificando possíveis desvios e tomando medidas corretivas ágeis. Ao mesmo tempo, crie um plano de ação com metas mensuráveis e prazos realistas para avaliar seu progresso e estabeleça uma rotina diária ou semanal para revisar indicadores-chave de desempenho”, aconselha.
- Cultura: construir uma cultura empreendedora sólida envolve estabelecer valores, princípios e comportamentos que permeiam a organização. Incentive a criação de um ambiente de trabalho positivo, colaborativo, aberto ao diálogo e orientado para o aprendizado.
“A cultura é o que sustenta todos os outros elementos. Defina os valores e princípios que representem a visão e a missão da empresa, incentivando o trabalho em equipe, promovendo a colaboração e a troca de ideias entre os colaboradores. Faça pesquisas internas para entender se os colaboradores estão alinhados à cultura pretendida, e realize ajustes conforme os resultados”, completa o criador do método de gestão dos 5 Cs.
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