Negócios

Método de ensino criado por mineiro ganha escala Brasil afora

A KNN Idiomas está presente em todos os estados, com cerca de 900 franquias
Método de ensino criado por mineiro ganha escala Brasil afora
Em Minas já são mais de 200 unidades abertas e a meta é dobrar o número em três anos | Crédito: Divulgação

Sediada em Santa Catarina, mas com alma mineira, a KNN Idiomas, rede de ensino de línguas, que aderiu ao franchising em 2014, está presente em todos os estados brasileiros com cerca de 900 franquias vendidas e projeção de faturamento para 2022 de R$ 1,2 bilhão.

Ao todo, mais de 500 mil alunos já aprenderam inglês com o método criado por Reginaldo Boeira, natural de Monte Verde, no Sul de Minas. Além de inglês, espanhol, francês e alemão, para os próximos anos a KNN estuda a inclusão de novos idiomas, entre eles o mandarim.

De acordo com o CEO da KNN, a vontade de aprender e ensinar inglês vem da infância, mas foi em 1994, ao criar um método focado nas dificuldades dos falantes de português para aprender o inglês, que o sonho começou a dar certo. Naquela época ele abriu a primeira escola, ainda com outro nome, e a experiência foi um sucesso.

“É uma metodologia para quem fala português. Via de regra, os falantes de português terão as mesmas facilidades e as mesmas dificuldades para aprender um determinado idioma. Então, facilitamos o que era difícil e aceleramos o que era fácil. Assim conseguimos reduzir muito o tempo de aprendizado. O franqueado não precisa falar outro idioma. Ele precisa ser arrojado e nós damos o suporte para o back office e treinamento dos professores”, explica Boeira.

É uma metodologia para quem fala português, diz Boeira | Crédito: Divulgação

São cinco formatos de escolas que podem ser inauguradas em cidades acima de 3 mil habitantes. O investimento médio varia entre R$ 60 mil, no modelo mais enxuto, e R$ 500 mil no modelo completo nas maiores cidades.

Além de se aproximar do marco de mil unidades, o ano de 2023 deverá ser marcado pela internacionalização da marca. A América Latina – com foco especial na Argentina, Chile e Peru -, Estados Unidos e Portugal são os principais alvos. O processo de implantação nesses países será conduzido por franqueados brasileiros com mais de um ano de experiência.

Em Minas Gerais já são mais de 200 unidades abertas e a meta é dobrar o número em três anos. As próximas inaugurações em Belo Horizonte estão marcadas nos próximos meses nas regiões da Pampulha e do Barreiro.

“Como mineiro, amo o Estado e entendo que ainda temos muito a crescer em Minas. Esse crescimento deve ser espalhado por todas as regiões. Não gosto de indicar uma cidade a priori para o candidato a franqueado. Ele deve viver e trabalhar no lugar no qual se sente bem. É a partir disso que escolhemos o modelo”, ressalta o fundador da KNN Idiomas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas