Método de ensino criado por mineiro ganha escala Brasil afora

Sediada em Santa Catarina, mas com alma mineira, a KNN Idiomas, rede de ensino de línguas, que aderiu ao franchising em 2014, está presente em todos os estados brasileiros com cerca de 900 franquias vendidas e projeção de faturamento para 2022 de R$ 1,2 bilhão.
Ao todo, mais de 500 mil alunos já aprenderam inglês com o método criado por Reginaldo Boeira, natural de Monte Verde, no Sul de Minas. Além de inglês, espanhol, francês e alemão, para os próximos anos a KNN estuda a inclusão de novos idiomas, entre eles o mandarim.
De acordo com o CEO da KNN, a vontade de aprender e ensinar inglês vem da infância, mas foi em 1994, ao criar um método focado nas dificuldades dos falantes de português para aprender o inglês, que o sonho começou a dar certo. Naquela época ele abriu a primeira escola, ainda com outro nome, e a experiência foi um sucesso.
“É uma metodologia para quem fala português. Via de regra, os falantes de português terão as mesmas facilidades e as mesmas dificuldades para aprender um determinado idioma. Então, facilitamos o que era difícil e aceleramos o que era fácil. Assim conseguimos reduzir muito o tempo de aprendizado. O franqueado não precisa falar outro idioma. Ele precisa ser arrojado e nós damos o suporte para o back office e treinamento dos professores”, explica Boeira.
São cinco formatos de escolas que podem ser inauguradas em cidades acima de 3 mil habitantes. O investimento médio varia entre R$ 60 mil, no modelo mais enxuto, e R$ 500 mil no modelo completo nas maiores cidades.
Além de se aproximar do marco de mil unidades, o ano de 2023 deverá ser marcado pela internacionalização da marca. A América Latina – com foco especial na Argentina, Chile e Peru -, Estados Unidos e Portugal são os principais alvos. O processo de implantação nesses países será conduzido por franqueados brasileiros com mais de um ano de experiência.
Em Minas Gerais já são mais de 200 unidades abertas e a meta é dobrar o número em três anos. As próximas inaugurações em Belo Horizonte estão marcadas nos próximos meses nas regiões da Pampulha e do Barreiro.
“Como mineiro, amo o Estado e entendo que ainda temos muito a crescer em Minas. Esse crescimento deve ser espalhado por todas as regiões. Não gosto de indicar uma cidade a priori para o candidato a franqueado. Ele deve viver e trabalhar no lugar no qual se sente bem. É a partir disso que escolhemos o modelo”, ressalta o fundador da KNN Idiomas.
Ouça a rádio de Minas