Metrominas cresce apoiando qualidade e segurança na indústria

Criada em Ipatinga (Vale do Aço), em 2010, a Metrominas trabalha fortemente a cultura de qualidade e segurança fornecendo soluções em metrologia, atuando na venda, calibração, manutenção e locação de detectores de gases para diferentes tipos de indústrias.
Em plena expansão, a empresa fornece para players globais como Petrobras, Usiminas, Vale e Aperam e também para indústrias de médio e pequeno portes. De acordo com a diretora da Metrominas, Claudice Babilon, a pandemia impulsionou os negócios dando maior visibilidade aos critérios de qualidade e segurança dentro das companhias.
“Nascemos no Vale do Aço – uma região com vocação industrial muito forte – e desde sempre o objetivo era alcançar no Brasil. Estamos em todos os estados, em alguns com filiais. Estamos com um projeto de expansão de base para regiões estratégicas, especialmente Sudeste e Nordeste nesse primeiro momento. O que nos dá essa condição de capilaridade é atendermos os requisitos das empresas mais exigentes como a Petrobras, por exemplo”, explica Claudice Babilon.
Presente na II Feira Mineira de Segurança (Proteminas), entre 9 e 11 de abril, no Expominas, na região Oeste da Capital, a Metrominas vai apresentar um novo sistema de monitoramento que, além do equipamento individual que avisa o trabalhador da presença inapropriada de algum gás, permite a transmissão de imagens em tempo real para uma sala de comando externa, via satélite.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Hoje, o equipamento mais usado vai acoplado à roupa do trabalhador. Quando o gás é detectado, ele avisa para que todas as pessoas deixem o espaço. O sistema é uma solução mais completa. Atualmente, temos em uma grande operação o sistema implantado e conectado ao batalhão do Corpo de Bombeiros mais próximo, por exemplo. Trabalhamos com os princípios da indústria 4.0 e internet das coisas (IoT), inclusive, criando infraestrutura para que a transmissão dos dados seja possível”, afirma.
Para tanto, a Metrominas dispõe de laboratórios próprios acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), operando em conformidade com a NBR ISO IEC 17025, para calibração de equipamentos de detecção de gás, elétricos, vidrarias de laboratório, umidade, massa e volume, temperatura e pressão, além de equipe técnica e estrutura adequada para assegurar agilidade na execução dos serviços.
Com esse trabalho, a empresa fornece soluções que têm relação direta com a política de sustentabilidade das empresas.
A meta da Metrominas para 2024 é um crescimento em volume de negócios de 15% e um alto investimento tecnológico interno, preparando a estrutura para um crescimento em 2025 ainda mais agressivo.
“A nossa visão é contribuir para que a cadeia produtiva brasileira eleve o seu patamar de qualidade e segurança. Realizamos vendas complexas. São soluções que partem de uma consultoria para apontar a melhor tecnologia para aquele cliente. Investimos muito na capacitação do nosso time. São equipes de alta performance, com uma linha de valorização das pessoas. O sucesso da empresa vem das pessoas. Entendemos o nosso papel de consultor para os clientes. Para isso, promovemos eventos, workshops regionais para falar de teoria de detecção de gases. A segurança é um conjunto. Não adianta um equipamento de altíssima tecnologia se a equipe não faz o melhor uso dele. No ESG, a responsabilidade é integral e as empresas estão atentas a isso”, completa a diretora da Metrominas.
Ouça a rádio de Minas