Belo Horizonte ganha empresa de serviços funerários para pets; conheça a MetroPet

A perda de um animal de estimação pode gerar profundo impacto emocional e luto para muitos tutores. Neste contexto, uma nova modalidade de negócio tem emergido no Brasil: os planos funerários para pets. A MetroPet, por exemplo, empresa do ramo fundada neste mês no bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, projeta um crescimento robusto para os próximos cinco anos.
A empresa é atrelada à Metropax, um dos mais respeitados e tradicionais players do segmento funerário (para humanos) em Minas Gerais, com 50 anos de experiência.
Para sair do papel, a MetroPet teve um investimento de R$ 500 mil, e espera chegar ao aporte de R$ 1,2 milhão neste primeiro ano de operação.
Bastante promissor, o formato de negócio no ramo de planos funerários, segundo a CEO da MetroPet, Viviane Brasil, pode, pode chegar a um crescimento de 110% ao ano na receita, enquanto os serviços funerários pet devem ter um aumento anual de 75%.
Proposta de negócio é inovadora em Minas Gerais
Com a crescente “humanização” dos animais domésticos, ou seja, o costume de tratá-los como filhos e verdadeiros membros da família, a abordagem de oferecer um acolhimento mais respeitoso para o luto é a aposta para a MetroPet.
“No mês passado, começamos com o lançamento de uma sala de despedida para que os tutores possam velar seus pets. Já neste mês de setembro lançamos a MetroPet, que é uma empresa que não somente oferta planos funerários para os pets, mas que celebra a vida”, resume Viviane Brasil.
Os serviços de planos funerários são desenvolvidos como uma alternativa para tutores que desejam planejar a despedida de seus pets de uma “maneira digna”. Essa proposta, apesar de ainda estar em fase de consolidação no Brasil, se destaca por adaptar-se às particularidades culturais e emocionais que cercam a relação de amor pelos animais.
“Tenho percebido que a partida de um pet tem sido algo bastante traumático para muitas famílias, justamente por não saberem o que fazer na hora, como proceder ou onde enterrar o bichinho. Sou mãe de cinco animais e não posso imaginar o dia que eles partirem”, comenta a empresária.
A CEO da MetroPet faz parte da estatística de cerca de 90 milhões de famílias que vivem com animais domésticos somente no País, de acordo o anuário Radar Pet 2023. O estudo também mostra que a aproximação dos tutores com os pets ficou ainda mais intensa na era pós-Covid.

Aceitação do público era uma dúvida para empresa
Em apenas um mês de operação, a MetroPet já realizou em Belo Horizonte seis velórios, desafiando a percepção de que o serviço seria pouco procurado.
“Seis casos parecem pouco, mas para nós, é muito. Não imaginávamos ter essa procura logo com poucos dias. Porém, muitas pessoas ainda pensam que é um desperdício gastar com um velório para pets, e sugerem alternativas como enterrá-los em um sítio, por exemplo”, diz Vivane Brasil.
Ela pontua que o negócio ainda não tem um perfil traçado de clientes que buscam por cotação de serviços ou por contratações, mas ela tem sentido que o interesse parte de vários perfis de público.
“Temos encontrado uma diversidade de clientes. Numa capela nós tivemos uma família com quatro crianças velando seu pet, e uma outra situação foi de uma senhora em cadeira de rodas que decidiu contratar nossos serviços para se despedir de seu amor”, relata.
Quanto custa um plano funerário para pets?
O plano funerário MetroPet inclui cobertura para cremação e velório, além de acesso a um clube de vantagens com descontos em clínicas como exames e consultas, e até uma “limousine pet”, que é um mini cooper elétrico da BMW para remoção e traslado.
“Assim como ocorre com a morte de um parente, é fundamental que o ciclo do nosso amigo fiel também seja encerrado de maneira respeitosa e significativa”, explica Viviane Brasil.
Com preço acessível de mensalidade a R$ 29,90 para até cinco animais, a empresa quer democratizar o acesso a serviços de qualidade para pets. Para aqueles que não possuem um plano, a contratação imediata do serviço está disponível a partir de R$ 1.600.
“As despedidas são realizados de forma diferenciada. Nós utilizamos berços em vez de caixões. Colocamos naninhas [paninhos colocados juntos aos bebês] nas patinhas, preparamos o corpinho para dar a impressão de que eles estão apenas dormindo, proporcionando um ambiente mais acolhedor”, acrescenta a porta-voz da MetroPet.
Em caso de cremação, as famílias têm a liberdade de personalizar a forma como desejam receber as cinzas de seus pets, permitindo que a relação seja eternizada de maneira simbólica. As opções disponíveis incluem:
- pingente com o pelo do animal;
- urna biodegradável (uma urna que se decompõe naturalmente, contribuindo para o meio ambiente);
- urna funerária;
- devolução das cinzas em uma planta;
- devolução das cinzas em diamante ou cristal.
Espaço para celebrar os pets em vida
No mesmo imóvel no bairro Santa Efigênia, anexo ao ambiente onde estão as salas de despedida, a MetroPet apostou também em um espaço ao ar livre para celebrar momentos de alegria, como festas e aniversários dos bichinhos.

“É um espaço que foi projetado para proporcionar um ambiente colorido e acolhedor para se divertir com os pets. Um espaço que tem um playpet, espaço para lazer onde somente na inauguração conseguimos reunir 35 pets. Foi um momento muito interessante e com aceitação dos tutores. Isso mostra que também estamos comprometidos em oferecer momentos importantes para relacionamento e para garantir as celebrações em vida”, comenta.
Para utilizar o espaço é necessário realizar agendamento prévio, e todos os horários de celebrações serão respeitados, tendo em vista que os velórios agendados serão marcados em horários diferentes.
“Temos esse cuidado para que o som das confraternizações não atrapalhe a despedida de quem estiver na capela, que é um espaço fechado e climatizado. Por isso, ambos os casos sempre serão em horários diferentes”, pontua.
Questionada sobre a possibilidade de levar a novidade para outras regiões, Viviane Brasil diz: “Olha, estamos falando de um serviço inédito, pois não existe nada igual em Minas Gerais. Inicialmente, estamos avaliando o negócio em Belo Horizonte, porém, com a alta procura que já estamos tendo, o mercado vai acabar nos exigindo mais filiais pelo Estado”, conclui.
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