Negócios

Mineira Mexerico aposta no Carnaval para se consolidar no mercado de bebidas RTDs

Marca mineira de ready to drink (RTD) projeta comercializar 100 mil latas na folia e investir R$ 500 mil na produção em 2026
Mineira Mexerico aposta no Carnaval para se consolidar no mercado de bebidas RTDs
Foto: Divulgação Mexerico

A marca mineira Mexerico planeja utilizar o Carnaval de Belo Horizonte deste ano para se consolidar no segmento de bebidas prontas para consumo, ou ready to drink (RTDs). A empresa projeta a comercialização de 100 mil latas ao longo do período de folia. Além disso, a empresa deverá investir cerca de R$ 500 mil na ampliação da produção em 2026.

A co-fundadora e sócia da Mexerico, Maíra Colares, destaca que o foco da fabricante está no desenvolvimento da marca e na criação de um público consumidor fidelizado. Ela ainda garante que todos os recursos obtidos com as vendas das bebidas serão reinvestidos no planejamento de consolidação da marca no mercado.

Até o momento, a empresa possui apenas um sabor de drinque pronto, feito de suco natural de mexerica e de maçã, cachaça branca mineira com um toque de limão capeta e uma pitada de hortelã, e sem adição de açúcar. A bebida teve um pré-lançamento realizado em novembro do ano passado, com a participação de especialistas da área e demais convidados.

Após o evento, foi realizada uma pesquisa com os participantes, que demonstrou que 93% dos entrevistados recomendariam a nova bebida para outras pessoas. Além disso, 85% dos respondentes avaliam que a ausência de açúcar adicionado é um grande diferencial de mercado.

Foco no mercado de Belo Horizonte

A empresária destaca que a empresa irá iniciar a comercialização da bebida em latas nesta semana. Até então, o produto estava sendo vendido apenas em copos no Bar Cangote das Gerais, localizado no Mercado Novo, no Centro de Belo Horizonte.

O objetivo da Mexerico, segundo Maíra Colares, é comercializar o produto em distribuidoras, com foco em ambulantes, e em restaurantes e casas de café visando o público geral. A maioria dos pontos de venda estará localizada na capital mineira, com possibilidade de expansão nos próximos anos.

Para ela, o mercado belo-horizontino possui um público mais exigente, além de possibilitar o acesso a outros grandes mercados no Brasil. Além disso, a sócia fundadora avalia que, como a empresa está no início de suas operações, o mais correto a se fazer é concentrar os esforços em um mercado específico.

No entanto, a empresária ressalta que já surgiram interessados em levar a marca para outras cidades. A Mexerico poderá contar com pontos de venda em Sabará, na Grande BH, e também em Formiga, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A marca ainda possui um potencial parceiro para comercializar a bebida em São Paulo.

“Estes foram os pontos de venda que nos procuraram e nós achamos interessante iniciar a parceria, mas estamos investindo com mais força e prospectando em Belo Horizonte”, pontua.

Produção da Mexerico e estudo de mercado

Bebidas RTDs da mineira Mexerico.
Foto: Divulgação Mexerico

Quanto à produção, a sócia fundadora da empresa explica que a bebida é feita em plantas terceirizadas e especializadas localizadas em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e na Capital. Além disso, ela ressalta que um dos quatro sócios possui vasta experiência em controle de qualidade no segmento de bebidas.

A empresa contratou a Universidade de Brasília (UnB) para realizar uma pesquisa de mercado, com o objetivo de descobrir mais detalhes sobre o que os consumidores buscam no segmento de bebidas prontas. A empresária relata que esse estudo contribuiu para o desenvolvimento da receita e a definição do processo de produção.

“Nós também contamos com uma consultoria especializada para o desenvolvimento da receita”, acrescenta.

Ao todo, foram oito meses de desenvolvimento para chegar a um sabor diferente do padrão do mercado, sem açúcar adicionado, utilizando apenas o doce das frutas presentes na receita, e com teor alcoólico equilibrado. “Nós optamos por gastar mais tempo nos testes de receita para chegar no ponto perfeito”, afirma.

De acordo com a empresária, os estudos fazem a bebida estrear no Carnaval com seu sabor já validado pelo público consumidor local, representando uma grande vantagem competitiva para a marca. Inclusive, Maíra Colares destaca que o slogan “A sua nova bebida favorita” surgiu após o produto receber diversos elogios de pessoas que consumiram o drink.

Nesse caso, o período de folia servirá para criar no público um novo hábito de consumo no pós-Carnaval. “Nossa expectativa é de que as pessoas experimentem a bebida, pois, temos a certeza de que, quando o público fizer isso, nós vamos ter uma grande alavancagem no mercado. Quem experimentar, vai gostar e se tornará nosso cliente”, declara.

Propostas da nova bebida

Bebidas RTDs da mineira Mexerico.
Foto: Divulgação Mexerico

O objetivo é oferecer uma bebida com sabor cítrico e natural, sem adição de açúcar. Já a escolha pela mexerica, segundo Maíra Colares, se deu pelo gosto do belo-horizontino e pelo fato de ela oferecer um equilíbrio perfeito com o suco de maçã. No caso do limão e da hortelã, o objetivo era proporcionar um leve frescor à bebida.

Quanto à cachaça, Maíra relata que a escolha foi feita de forma cuidadosa, com a realização de vários testes com diferentes fornecedores de produtos certificados, visando maior segurança. A escolhida foi uma cachaça branca, de base mais neutra. Vale ressaltar que o estudo realizado apontou que 81% dos respondentes estavam dispostos a experimentar uma bebida RTD à base de cachaça.

“Inicialmente, nós estávamos com receio de utilizar a cachaça, mas após observar os resultados da pesquisa de mercado e encontrar a cachaça de base mais suave, nós tivemos a certeza de que era a escolha certa”, relembra.

A empresa não planeja lançar novos sabores nesta fase do projeto, uma vez que a versão atual possui grande aceitação do público consumidor. “Não faz sentido gastarmos nossas energias desenvolvendo outro sabor, sendo que este já possui grande potencial”, ressalta.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas