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Microcamp retoma expansão a partir de Belo Horizonte

Microcamp retoma expansão a partir de Belo Horizonte
Crédito: Marcos Santos/USP

Depois de 8 anos de estagnação, a rede de escolas de informática Microcamp está retomando seu plano de expansão e escolheu o Estado de Minas Gerais para voltar a crescer. A projeção é abrir 10 novas unidades, sendo uma própria, em Belo Horizonte, onde já mantém uma escola, e as demais franqueadas nas cidades da região metropolitana, nos próximos seis meses. Para atrair novos investidores, a Microcamp está apostando no seu novo modelo de franquia, o Smart e oferecendo vantagens aos futuros parceiros.

A iniciativa deve gerar 300 novos empregos diretos e qualificação para mais de 10 mil profissionais no período de dois anos, na área de tecnologia – onde há carência de mão de obra especializada. A estimativa de investimento é de R$ 2 milhões.

O Smart é um modelo econômico e simplificado de escola, com apenas dois laboratórios, capacidade para 960 alunos, meta de 30 matrículas/mês, faturamento líquido previsto de R$ 30 mil/mês, 2% de royalties e prazo de retorno do capital investido estimado entre 12 e 18 meses. O investimento varia entre 70 mil e 120 mil.

Embora o maior interesse da empresa seja por Belo Horizonte e região metropolitana, como se trata de um modelo enxuto, cidades de pequeno porte (acima de 100 mil habitantes) também comportam o negócio e interessam à Microcamp.

“É uma opção econômica de negócio, porém com alta rentabilidade, em média 25%, uma das mais atraentes do mercado. É um modelo ideal para jovens e pequenos empreendedores, pois com um baixo investimento conseguem montar seu próprio negócio e ter independência financeira. Estamos apostando muito neste modelo para voltarmos a expandir e termos muita representatividade no estado de Minas Gerais”, diz o CEO da Microcamp, Davi Tuffi.

Entre as vantagens oferecidas pela Microcamp, estão as facilidades no pagamento da taxa de franquia, que pode parcelada em cinco vezes sem juros, e a isenção de royalties por um período a combinar, dependendo da necessidade do investidor.

Retomada – A retomada do crescimento da Microcamp se dá depois de um período de dificuldades, em que a empresa enfrentou todos os fatores determinantes da mortalidade de uma empresa como problemas financeiros, recessão econômica do País, sem contar as crises internas da rede como o divórcio dos sócios e a consequente divisão da empresa.

A empresa, entretanto, aproveitou o momento para reajustar o negócio, lançar novos cursos para acompanhar as tendências do mercado, adotar novas estratégicas de marketing e vendas e permanecer referência em seu segmento.

A escolha por Minas, e mais especificamente a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para retomar o plano de expansão se deu, segundo Tuffi, por ser um polo industrial de alta tecnologia, com diversas empresas de eletrônica e informática.

A região já conta com mais de 300 startups, que acabam gerando emprego nas áreas de tecnologia. Porém, há vagas, mas falta mão de obra qualificada. “Prova disso é a alta demanda por cursos na área. Em nossa filial em Belo Horizonte são cerca de mil interessados por mês. Esta é a oportunidade para empreendedores apostarem em escolas de informática e tecnologia”, avalia o CEO.

Para Tuffi, que assumiu o comando da Microcamp há dois anos, o desafio da empresa para os próximos anos, é atuar como agente transformador na vida dos jovens. “Nosso objetivo é despertar nos jovens, sejam ele alunos ou investidores, atitudes empreendedoras e transformadoras”. (Da Redação)

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