Negócios

Microlins inaugura unidade em Iturama e planeja mais três operações em Minas Gerais

O Estado é o terceiro com a maior quantidade de escolas da marca no Brasil
Microlins inaugura unidade em Iturama e planeja mais três operações em Minas Gerais
Foto: Microlins / Divulgação

A rede do segmento de educação Microlins inaugurou, na última sexta-feira (10), uma unidade em Iturama, no Triângulo Mineiro. O plano de expansão da marca, pertencente ao Grupo MoveEdu, prevê o lançamento de 48 operações no Brasil ao longo de 2025, sendo três em Minas Gerais.

A empresa conta com mais de 400 operações no País e é considerada a maior franquia de cursos de capacitação profissional no mercado nacional. As unidades da Microlins atendem mais de 148 mil alunos a partir dos 16 anos de idade.

O diretor de expansão do Grupo MoveEdu, André Gabriel, destaca que a marca do segmento de educação possui 38 escolas em Minas, o terceiro estado com o maior número de operações da rede educacional.

“Isso comprova o quanto nossas soluções são bem valorizadas tanto por investidores, quanto pelos alunos mineiros”, declara.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ele também ressalta o fato de Minas Gerais liderar os rankings do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) quanto às escolas particulares, diferentemente das unidades ligadas à rede pública, que em sua maioria abrigam os alunos da empresa.

“Isso faz com que tenhamos uma grande oportunidade de qualificar esses jovens para buscar o seu melhor futuro”, explica.

Além disso, Gabriel avalia que o fato de Minas ser o terceiro estado mais rico do Brasil o torna um local com forte presença de investidores e possíveis estudantes para a rede Microlins.

A empresa conta com uma operação em fase de implantação na cidade de Montes Claros, no Norte do Estado, com previsão para inauguração em fevereiro. Outra unidade deverá ser aberta em Itabira, na região Central, e uma terceira escola será lançada na cidade de Cataguases ou de Leopoldina, na região da Zona da Mata.

No caso do município de Iturama, a taxa de escolaridade entre os moradores de 6 a 14 anos de idade é de 98,8%, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quanto ao trabalho e rendimento da cidade, o salário médio mensal na cidade, em 2022, era de 2,2 salários-mínimos, enquanto a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 35,81% do total. A nova escola tem como objetivo auxiliar nas questões de empregabilidade e diminuir o número de jovens que não trabalham e não estudam.

Unidade da Microlins.
Foto: Microlins / Divulgação

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias em Minas Gerais cresceu 16,2% no primeiro semestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Já o segmento de serviços educacionais registrou um incremento de 8,1% no faturamento e de 2,4% no número de unidades em operação.

Modelo de negócio da Microlins

A rede Microlins conta com um amplo portfólio de cursos que vão da tradicional Informática e idiomas até os mais atuais, como Programação e Games. O diretor nacional de operações da empresa, Rafael da Cunha, aponta que a marca conta com escolas que investem no conceito de omnicanalidade.

“Dessa forma, as aulas são feitas de forma semipresencial. O aluno pode escolher se fará o aprendizado de casa, do trabalho ou em uma das nossas unidades”, explica.

Cunha destaca que, conforme uma pesquisa interna, cerca de 80% dos matriculados em cursos da rede preferem acompanhar as aulas dentro da escola.

“Em nossa pesquisa interna, os alunos citavam questões ligadas à metodologia, à experiência, ao material, ao formato da sala e, principalmente, à interação com os instrutores”, relata.

Ainda segundo ele, a meta da Microlins é seguir entregando módulos e conteúdos educacionais para auxiliar de forma efetiva nas necessidades do público-alvo, tanto em conceitos técnicos e operacionais quanto comportamentais, para que se obtenha espaço e sucesso no mercado de trabalho.

Já no ponto de vista de mercado, o diretor de expansão do Grupo MoveEdu, André Gabriel, aponta que o objetivo da empresa é comercializar 15% de novas unidades em relação ao que a rede já possui. “Implantar pelo menos 50% das operações que vendermos no ano e ter um NPS de venda e implantação superior a 70”, completa.

Para abrir uma franquia da marca é necessário um investimento inicial a partir de R$ 150 mil. Já o faturamento médio dessas operações gira em torno de R$ 100 mil por mês, com uma taxa de lucratividade de 35%. O prazo médio de retorno do investimento é de 12 meses.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas