Mills inaugura em Ipatinga 6ª unidade em Minas Gerais

Ao inaugurar, neste mês, sua mais nova loja em Ipatinga, no Vale do Aço, a Mills, maior locadora de equipamentos da América Latina, alcança a meta de expansão traçada para 2022: 50 unidades.
Especializada na locação de equipamentos para execução de trabalhos em altura, com a maior frota de plataformas elevatórias da América Latina, há 70 anos no mercado, agora atua também com máquinas pesadas (linha amarela).
Com a inauguração em Ipatinga, a rede chega a seis unidades em Minas Gerais: Pouso Alegre, no Sul de Minas; Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Montes Claros, no Norte de Minas; Juiz de Fora, na Zona da Mata; e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
De acordo com a gestora de filiais da Mills para Minas Gerais, Josiane Romano, o Estado tem importância estratégica dentro dos planos da empresa. O investimento médio para a abertura de uma unidade não foi informado.
“Inauguramos em Montes Claros há pouco mais de 60 dias e agora em Ipatinga. Atuamos em setores muito importantes da economia mineira e nacional como siderurgia, mineração e agronegócio, por exemplo. Já temos mapeadas outras cidades mineiras para expansão e também atendemos o Estado por meio de unidades em outros estados que estão próximas às divisas de Minas”, explica Josiane Romano.
Em seu portfólio, a Mills oferece serviços de locação de diferentes equipamentos em soluções em altura, que proporcionam segurança e produtividade. As plataformas elevatórias podem ser utilizadas em diferentes aplicações na indústria, no setor de serviços e também no agronegócio. As plataformas elevatórias pantográficas, mais conhecidas como tesouras, são recomendadas para trabalhos em altura de forma vertical. Já as lanças telescópicas são ideais para trabalhos externos com alta elevação, ultrapassando irregularidades. Por fim, as lanças articuladas podem ser elevadas e estendidas e possuem alcance horizontal com estabilidade e segurança.
A empresa também cresce inorganicamente, por meio de aquisições. De acordo com o ranking IRN100 2022, ela ocupa atualmente a 86ª posição entre as maiores locadoras de equipamentos do mundo e é a latino-americana mais bem colocada na listagem. Em julho, a empresa anunciou o ingresso no setor de Linha Amarela (tratores, retroescavadeiras e pás-carregadeiras, entre outros), com um investimento total de R$ 360 milhões, incluindo a aquisição da paulista Triengel e a compra de novas máquinas. Hoje, atendem mais de 1.400 cidades e mais de 9 mil clientes.
O Brasil hoje, segundo levantamento da Mills a partir de dados da Federação Internacional de Acessos Aéreos (IPAF) – entidade que reúne os players da indústria de plataformas elevatórias -, tem 15 máquinas por 100 mil habitantes. No Chile são 49 para 100 mil. Nos EUA, este número chega a 200 por 100 mil.
“Nossa expansão acompanha o desenvolvimento econômico do País. Agora estamos atingindo outro patamar do negócio. Sempre fomos voltados para a segurança. Estamos conseguindo trazer uma operação mais segura para os nossos clientes. Tem uma mudança de mentalidade em curso. Nossos clientes nos cobram cada vez mais segurança e sustentabilidade. Estamos falando de equipamentos que podem trabalhar até 58 metros”, destaca.
Para suportar o crescimento, a aposta da Mills é formar a própria mão de obra por meio de programas de trainees e de estágios.
“Trabalhamos com equipamentos importados e precisamos de uma mão de obra técnica do mecânico de manutenção ao vendedor. Investimos em capacitação e contamos com parceiros como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ), por exemplo, e o apoio das prefeituras quando vamos abrir uma nova unidade”, completa a gestora de filiais da Mills para Minas Gerais.
Ouça a rádio de Minas