Minas tem 23 agências publicitárias entre as principais do Brasil

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), por meio do sistema “Cenp-Meios”, divulgou um ranking com as principais agências publicitárias do Brasil. Somente em Minas Gerais, 23 agências de publicidade figuraram na lista a partir da 56ª colocação. As empresas de São Paulo figuram no topo da lista.
Para chegar ao resultado, a ferramenta da Cenp calculou o total dos investimentos em mídia, a partir de dados estipulados nos Pedidos de Inserções realizados pelas empresas que participaram do levantamento. O sistema da entidade também levou em conta os estados em que se localizam as agências, a região e os meios de comunicação que receberam os aportes.
Segundo o diretor-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG), Gustavo Garcia de Faria, o número das empresas mineiras figuradas na lista destaca o potencial, a capacidade e criatividade do mercado estadual. Ele também cita os motivos que mantém São Paulo na liderança do ranking.
“Temos que entender que o volume de mídia autorizado em São Paulo é bem maior do que o feito em Minas Gerais, visto que os principais anunciantes – nacionais e estrangeiros -, estão naquele estado, principalmente na região metropolitana”, explica o diretor-presidente do Sinapro-MG.
“Nos últimos anos, também, houve um êxodo de contas mineiras para agências paulistas, seguindo alinhamentos de negócio que fogem da mera escolha técnica das agências”, complementa.
Faria destaca ainda, que apesar dos obstáculos, a Sinapro-MG continua estimulando as marcas mineiras “a fazerem mais e melhor” com os recursos disponíveis.
Perspectivas para o futuro das agências publicitárias de Minas
De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Nacional das Agências Propaganda (Fenapro), os resultados observados para o setor no Estado revelam um cenário mais positivo para este ano.
Em 2024, haverá, por exemplo, aumento nos investimentos de infraestrutura e pessoal, no faturamento, no volume de mídia e nas ações de comunicação, em vistas de solidificar a presença no mercado, que, atualmente, passa por mudanças devido à Inteligência Artificial.
“O crescimento da economia real e a entrada de novos anunciantes no mercado, como as bets, as fintechs, as SaaS e outras marcas de tecnologia, como também de novas marcas do segmento de saúde, a volta das construtoras, dentre outros movimentos, também contribuem para uma perspectiva positiva para as agências”, salientou o presidente do Sinapro-MG.
Segundo Faria, as mais de 1.200 agências registradas em Minas representam um grande centro de empregos para novos profissionais no mercado e para colaboradores já experientes. Isso porque, segundo ele, são grandes pagadores de impostos para os governos estadual e municipal e incentivadores de inovações técnicas e sociais. “São parte essencial da economia criativa”, resume.
Confira as agências mineiras e suas colocações nacionais*
- Perfil 252 – 56ª
- Lápis Raro – 61ª
- Filadelfia – 74ª
- Loggia – 79ª
- Casablanca – 84ª
- Pro Marketing – 100ª
- Dezoito Comunicação – 110ª
- Tom Comunicação – 122ª
- Stalo Comunicação – 132ª
- Popcorn Comunicação – 134ª
- Brasil84 Comunicação – 137ª
- Lume Comunicação – 158ª
- Reciclo Comunicação – 173ª
- Visualize Assessoria de Comunicação – 178ª
- RC Comunicação – 179ª
- I 4 Comunicação – 188ª
- Eduardo Comunicação – 233ª
- New Publicidade – 236ª
- RC Digital – 244ª
*Apesar de Minas Gerais possuir 23 agências no resultado do levantamento, algumas empresas escolheram não figurar no ranking. Por este motivo, a Cenp preservou suas posições e não as identificou.
Ouça a rádio de Minas