Negócios

Minas amplia relações com o Canadá

Minas amplia relações com o Canadá
Crédito: Pixabay

Acontece hoje (25), o lançamento do chapter da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em Belo Horizonte. O objetivo do organismo é detectar novas oportunidades, promover a aproximação bilateral e orientar os interessados na expansão dos negócios entre o Estado e o Canadá, contribuindo para o desenvolvimento desse mercado. 

O evento contará com a presença do Cônsul-Geral do Canadá no Rio de Janeiro, David Verbiwski, do presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Ronaldo Ramos, além de executivos da Agência de Promoção de Investimentos do Estado (Invest Minas). 

O Chapter BH será liderado por dois co-coordenadores, o advogado Tiago de Mattos Silva, sócio, coordenador geral e responsável pela equipe de direito minerário do escritório William Freire Advogados Associados, e o empresário Erik Rodrigues Silveira, cofundador da Inter Aduaneira Assessoria em Comércio Exterior.

“A CCBC está inaugurando o chapter BH com o objetivo de estreitar as relações entre Minas e Canadá por meio da identificação de novas oportunidades de negócios e suporte às companhias interessadas em internacionalizar suas operações, tanto as brasileiras quanto as canadenses. Detectamos muitas possibilidades para o Estado, e estamos trabalhando efetivamente nelas. A presença local facilitará ainda mais o acesso e a ampliação das negociações bilaterais. Canadá e Minas têm uma longa tradição de negócios na área da mineração. Mas o Estado também abriga outras importantes empresas canadenses, como a gigante de alimentos McCain, que inaugurou, recentemente, sua primeira unidade produtiva no Brasil, em Araxá. O café mineiro é ainda outro item que se destaca da relação bilateral”, afirma Ramos. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Fazem parte do escopo de serviços prestados pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá:

Pesquisa/ mapeamento de mercado: identificação de fornecedores, clientes e/ou parceiros potenciais, de acordo com necessidades específicas do associado, bem como acesso direto aos contatos que forem levantados após intermédio da Câmara.

Dados estatísticos: os associados têm acesso constante a informações sobre tendências do comércio internacional de produtos e serviços, identificação de sazonalidades e dimensionamento do mercado potencial, tanto para a identificação de fornecedores quanto de possíveis clientes.

Agendamento de reuniões: uma vez mapeadas e identificadas possíveis oportunidades de mercado, a CCBC pode elaborar uma agenda de reuniões comerciais tanto no Brasil quanto no Canadá, para que as partes possam iniciar o diálogo de negociação.

Promoção e participação em feiras e eventos: são oferecidas diversas opções de ação conjunta, para expandir mercados e aumentar a visibilidade dos associados. As iniciativas promovidas incluem o apoio a eventos, com divulgação ao mailing da CCBC e por meio de diversos outros canais de comunicação.

Missões comerciais e prospectivas: após a identificação e mapeamento de setores potenciais no Brasil ou no Canadá, a CCBC organiza missões comerciais, que podem incluir participações em feiras, agendamento de reuniões B2B, treinamentos, visitas técnicas e eventos sociais. A finalidade é desenvolver o mercado de seus associados e parceiros.

Rodadas de negócios: a CCBC é especializada em promover o matchmaking entre empresas canadenses e brasileiras, analisando criteriosamente o perfil de cada uma e identificando oportunidades de negócios. Após esse processo, a Câmara organiza um evento que oferece diversas reuniões objetivas em um só dia, otimizando o tempo dos empresários e criando possibilidades concretas de negócios.

Internacionalização de negócios: são oferecidas orientações sobre o processo de abertura de empresa, procedimentos burocráticos para comércio ou investimento, e indicação de contatos de assessorias especializadas.

Além de Belo Horizonte, que inicia suas atividades agora, a CCBC possui chapters no Rio de Janeiro e na cidade de Montreal, no Canadá. 

“Minas hoje já é o segundo estado brasileiro que mais exportou ao Canadá no primeiro trimestre do ano, com quase 17% dos embarques e o quarto que mais importou, com cerca de 10% das compras. A pauta, no entanto, ainda é concentrada em poucos produtos resultantes da mineração e do agronegócio. Acreditamos que os negócios podem ser diversificados e ampliados.  O Estado é uma força econômica muito importante, que se destaca pelos polos de tecnologia e inovação, cafeicultura, alimentos, bebidas e várias vertentes do agronegócio, mineração, energia, entre outros. Nosso objetivo é dar apoio a todos os empresários de todos os setores que tenham interesse em ampliar seus negócios com o país canadense. A base em Belo Horizonte desenvolverá ações por todo o Estado, envolvendo empresários de diferentes setores e regiões que poderão contar com o apoio e o conhecimento da CCBC para exportar, importar, investir e, até mesmo, inovar”, destaca o presidente da CCBC.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas