Minas é 1º lugar em boas práticas de gestão de pessoas

O nível máximo de referência do Mapa Gestão de Lideranças (MGL) — iniciativa que identifica boas práticas de gestão de pessoas no alto escalão dos governos estaduais — foi atingido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG).
O levantamento realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Insper foi feito com 57 secretarias de todos os estados brasileiros. A Seplag-MG ficou em primeiro lugar, conquistando 71 pontos.
A segunda maior pontuação foi obtida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, com 56 pontos. Em terceiro ficou a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), com 55 pontos.
O Mapa de Gestão de Lideranças foi criado para oferecer às secretarias de Estado de Educação, Saúde e Gestão uma visão detalhada e aprofundada dos processos de gestão de pessoas nos cargos de liderança do segundo e do terceiro escalão da administração direta dos governos estaduais brasileiros.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O resultado da pesquisa foi revelado no último dia 3, no lançamento do MGL, que é resultado de uma análise que o Insper faz dos participantes, contando com cinco pilares principais: pré-seleção, gestão do desempenho, desenvolvimento, diversidade e atuação do órgão central.
No caso da Seplag-MG, foram avaliados o Programa Transforma Minas e o modelo de avaliação de desempenho dos gestores públicos do governo de Minas, em aspectos relacionados ao processo de seleção das lideranças estaduais, à capacitação e ao desenvolvimento de líderes, além da diversidade na ocupação dos cargos de liderança no Estado.
“É gratificante ver o Transforma Minas, principal iniciativa de seleção, desenvolvimento e engajamento de lideranças do governo de Minas, se tornar referência para outras secretarias”, destaca a superintendente central de política de recursos humanos da Seplag-MG, Maria Muniz.
Para ela, o reconhecimento do MGL indica que a secretaria está no caminho certo da estruturação e da execução de políticas de gestão de lideranças. “Sem dúvidas, a preparação dos líderes reflete diretamente na entrega de serviços públicos de qualidade à população”, analisa.
Transforma Minas
Este ano o Transforma Minas completou cinco anos e, desde sua criação, conforme a secretaria são mais de 500 processos seletivos realizados para posições de liderança no Estado.
Além da frente de atração e seleção, que faz a escolha de profissionais para o setor público com base em critérios de mérito e competência, o programa conta com a frente de desenvolvimento e desempenho, que tem o objetivo de desenvolver líderes para atuação inovadora, com capacidade para articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados mais eficientes.
A outra frente é a de engajamento, que busca compreender os diferentes perfis motivacionais e propor ferramentas para potencializar a conexão das pessoas entre si e com suas atividades diárias.
Avaliação de desempenho
Outro destaque da Seplag-MG foi a avaliação de desempenho por competências dos gestores (ADGP), na qual o gestor é avaliado pela chefia imediata e por membros de sua equipe, além de realizar uma autoavaliação. São mais de 3,8 mil gestores avaliados em aproximadamente 45 órgãos e entidades do governo de Minas.
O principal objetivo da avaliação é aprimorar a atuação dos gestores por meio do desenvolvimento de competências gerenciais, contribuindo para a profissionalização da gestão pública e para a melhoria dos serviços públicos prestados pelos órgãos e entidades estaduais.
Ouça a rádio de Minas