Minas Gerais Audiovisual 2024 gera cerca de R$ 750 milhões em prospecção de negócios

A rodada de negócios realizada durante a 9ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual, um dos principais eventos do setor no Brasil, movimentou quase R$ 750 milhões em prospecção de negócios. Entre os dias 12 e 14 de novembro, 48 players e 190 produtores independentes e criadores de conteúdos audiovisuais brasileiros, de 11 estados, participaram da iniciativa. No total, foram realizadas 383 reuniões e apresentados 289 projetos de animação, documentário, ficção e entretenimento nos formatos de longas e curtas metragens, telefilmes, seriados e outros.
Entre os players que participaram da rodada de negócios destacam-se Paramount, Warner Bros., Globoplay, Paris Entretenimento, O2 Filmes, TV Cultura e TV Globo. A iniciativa é importante para que os produtores estreitem as relações com grandes empresas do mercado, façam conexões com outros criadores de conteúdos e apresentem seus projetos com objetivo de chegar a um acordo que seja bom para ambos os lados.
O diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, destaca que a rodada de negócios é uma porta de entrada no mercado para produtores independentes. “Essa ação é uma oportunidade para fomentar a criação de negócios futuros e estabelecer novas parcerias, desempenhando um papel fundamental no fortalecimento, na promoção e na visibilidade da indústria audiovisual brasileira, incluindo os pequenos negócios do segmento”, enfatiza.
Bons negócios
O produtor executivo da Immagini Animation Studios Brasil, Luiz Fernando Alencar, participa desde a primeira edição da MAX. Ele conta que o evento foi importante para a carreira da produtora e como conseguiram uma parceria com a CineArt (que depois se uniu a Sony Pictures) para o longa de animação “Chef Jack, o cozinheiro aventureiro”, lançado em 2023.
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“O longa foi o primeiro de animação de Minas Gerais. Foi a primeira obra distribuída por um player internacional. Foram mais de 50 mil pessoas na sala de cinema e foi o filme mineiro mais visto em 2023, além de ter figurado entre os top 20 do Brasil e ter chegado a mais de 40 países, com a parceria da HBO. Essas parcerias foram acontecendo ao longo do caminho, mas o início se deu na MAX. Então, é muito legal esse evento, porque alavancou a carreira da produtora”, enfatiza.
Thiago Welter é apresentador, ator e diretor e atua na Trupe Coletivo Audiovisual. Essa é a terceira vez que ele participa da MAX e da rodada de negócios. “Este ano, nós trouxemos quatro projetos. Participei de oito rodadas e tive contato com players muito importantes. Dos projetos que a gente apresentou, o ‘Teu Pet, Deu Match’ vai entrar nos canais do Grupo Stenna em 2025. É um programa de variedades, onde mostramos como um pet faz diferença na vida das pessoas. Minha expectativa é que o próximo ano seja de muito trabalho a partir das negociações e dos contatos feitos na MAX”, comemora.
Pela primeira vez na MAX, Fabiana Quinteiro participou da rodada de negócios representando os canais TV Cultura e TV Rá-Tim-Bum, reconhecidos pelos conteúdos educativos e infantis. “Tive reuniões muito produtivas e especiais. Uma delas foi com o Tubarão Martelo, que eu tive a oportunidade de conhecer a marca, os conteúdos, os personagens. Eles têm tudo a ver com os nossos canais. Então, a gente já vai seguir daqui para fechar negócio”, pontua.
O produtor criativo executivo da Academia de Filmes, Eduardo Raccah, participou da Rodada de Negócios como player e conta que essa foi a terceira vez que veio para a MAX. “Esse evento é muito importante, porque a gente, como uma empresa de São Paulo, tem a necessidade de entender onde estão as histórias fora do eixo, os novos talentos. Estar em Minas Gerais, em Belo Horizonte, é essencial para conhecer esses talentos locais e as histórias da região”, enfatiza.
MAX LAB
Neste ano, o Sebrae Minas desenvolveu o MAX LAB, um laboratório exclusivo de capacitação para produtores independentes. A iniciativa preparou os projetos para serem apresentados nas rodadas de negócios e sessões de pitching, ampliando as possibilidades de negócios e o potencial dos projetos.
Os participantes tiveram acesso a conteúdo como film business (análise financeira e comercial de projetos), mecanismos e fontes de financiamentos, direitos e contratos, elaboração criativa de projetos, distribuição e comercialização. No total foram 75 empresas capacitadas, sendo 24 horas de oficinas e 45 horas de mentorias.
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