Minas Gerais deve ter unidade da 3 Brasseurs em breve

A cervejaria francesa 3 Brasseurs, também conhecida no Brasil como 3B, planeja expandir as suas operações por Minas Gerais. A marca acaba de completar dez anos no mercado brasileiro e atua no segmento de bares e restaurantes com um modelo de franquia, que une cerveja artesanal e culinária francesa.
Atualmente, a empresa possui restaurantes instalados em Itaim Bibi e Pinheiros, ambos na região Oeste de São Paulo. Contudo, projeta instalar mais 20 franquias em território nacional, sendo algumas delas em Minas Gerais. Neste contexto, Belo Horizonte, além de Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) são algumas das potenciais localidades para a instalação. A informação é do sócio master da rede, Leonardo Lamartine.
Junto dos demais sócios da 3B, o empresário acredita que no caso específico de Belo Horizonte, a Capital possa comportar, inicialmente, até duas unidades da 3B. “Mapeamos outras cidades de Minas Gerais com potencial para receber nossa franquia, a exemplo de Uberlândia e Juiz de Fora. Há a possibilidade também de viabilizarmos expansão para Uberaba e Governador Valadares, oportunamente. Tudo dependerá das parcerias que criarmos com investidores locais”, diz Lamartine.
Plano de crescimento da 3 Brasseurs depende de parceiros
Além de Minas Gerais, a cervejaria estuda alguns municípios-chave pelo País para a entrada da marca. Tratam-se de cidades ainda não mapeadas, mas que estão em fase de análise, a exemplo de Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos, todas situadas no interior paulista; além de Balneário Camboriú, em Santa Catarina; Londrina e Maringá, cidades paranaenses.
Franquia é a única que possui cerveja artesanal francesa no Brasil
“Passamos a operar em novembro de 2021 e precisamos de um tempo para entender exatamente como o negócio funcionava, tanto no relacionamento com a franqueadora francesa como a franqueabilidade em solo brasileiro. Agora, temos toda a estrutura necessária para expandir”, comenta o empresário. De acordo com a empresa, a rede é a única que possui venda de cerveja artesanal francesa no Brasil.
Ainda segundo o empresário, a cervejaria segue com negociações avançadas para abrir novas casas em Itu (SP), nas dependências de um grande complexo de entretenimento que se instalará na cidade. Foz do Iguaçu (PR) e Florianópolis (SC) também estão com contratos avançados.
Já em Minas Gerais, a empresa busca por franqueados interessados em investir no modelo de negócio com aportes a partir de R$ 2,5 milhões, incluindo a taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial. O ponto precisa ter de 400 a 700 metros quadrados de área e o faturamento médio anual é de R$ 8 milhões.
Ouça a rádio de Minas