Minas Gerais é o 2º com mais golpes em negociações on-line
As pessoas estão cada vez mais digitais e isso se reflete também no mercado automotivo, com mais transações de compra e venda nas plataformas on-line. Se por um lado todos ganham com a facilidade e agilidade, a falta de conhecimento sobre como funcionam as negociações nesse ambiente pode deixar as pessoas mais expostas a golpes e fraudes.
Diante desse cenário, as principais plataformas de compra e venda on-line do Brasil, iCarros, OLX e SóCarrão realizaram uma pesquisa de mercado sobre os principais golpes que acontecem nas negociações on-line de veículos e como os usuários podem se proteger.
O estudo aponta que Minas Gerais é o segundo Estado com mais golpes nessa categoria, com 11% dos casos, considerando o primeiro semestre de 2022, atrás apenas de São Paulo (44%). Roubo de Dados é o principal golpe aplicado no estado, com 71%, ou seja, os fraudadores utilizam de engenharia social para extrair dados pessoais e bancários das pessoas, para depois o utilizarem em novos golpes, como o do Falso Intermediário; Falso Anúncio aparece em segundo lugar, com 28% dos casos, com veículos inexistentes para conseguir pagamento antecipado, ficando o comprador sem o carro e sem o dinheiro.
O prejuízo estimado com os golpes aplicados de janeiro a junho de 2022 em Minas Gerais foi de cerca de R$ 44,3 milhões. Um dos principais atributos dos anúncios fraudulentos para atrair as vítimas é o preço do veículo abaixo do mercado. O estudo levantou que em casos de golpes, esse valor fica entre 70% e 80% da tabela Fipe, enquanto os anúncios idôneos têm, em sua maioria, valores de 100% da tabela. Gol, Corolla e Celta são os modelos mais utilizados para aplicar golpes.
Perfil das vítimas
A maioria dos mineiros que caíram em fraudes são homens (88%), contra 12% de mulheres. 50% das vítimas têm até 31 anos. A região Sudeste é a que mais teve fraudes em Autos, com o estado de São Paulo liderando com 44%, seguido por Minas Gerais, 11%, e Rio de Janeiro, 7%.
O Brasil é o segundo país com mais crimes digitais, atrás apenas do México, e as fraudes são um problema comum do mercado eletrônico brasileiro. Mesmo com os investimentos realizados pelas plataformas para um ambiente mais seguro, a educação digital é um pilar importante nessa equação, por isso, o tema da campanha é: Segurança não tem concorrência.
“A informação é a melhor forma de se proteger de golpes e fraudes e sabemos o quanto isso afeta o mercado e as pessoas. Juntos protegermos em dobro e com nossos usuários bem informados, sem dúvida, nos protegemos ainda mais”, comenta a CEO do iCarros, Michele Vita.
“Aliado aos investimentos em tecnologia, a educação digital é um pilar importante para evitar que os fraudadores utilizem de engenharia social para enganar as pessoas e aplicar golpes. É fundamental que os usuários entendam como funciona o processo de compra e venda, para que identifiquem atitudes suspeitas e quais são as maneiras mais seguras para negociar com segurança e ter uma boa experiência”, destaca a diretora de Produto da OLX, Beatriz Soares.
“Com mais acesso aos canais digitais, precisamos empoderar o usuário com informações de qualidade para que ele tenha consciência ao longo da jornada de buscas e aquisição de veículos, fornecer dados que ajudem na capacitação digital, investir em tecnologia focada na proteção e orientação. Tudo isso ajuda nessa conscientização dos clientes e dificulta as ações dos fraudadores. Contribuir com a segurança durante o processo de compra e venda é uma responsabilidade de todos os marketplaces automotivos”, destaca o CEO do SóCarrão.com, Jefferson Rocha. Confira as principais medidas que devem ser adotadas para se prevenir da ação dos fraudadores:
Negociar diretamente com o proprietário do veículo ou com a pessoa que irá comprar o item, evite negociar com terceiros, como parentes, amigos ou revendedores não autorizados;
Tire todas as dúvidas preferencialmente pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagem, que são ambientes menos controlados;
Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados, como estacionamentos de shoppings e supermercados e vá, de preferência, acompanhado e durante o dia;
Antes de concluir o negócio, peça uma Vistoria Cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá junto com o dono do automóvel;
Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário;
Se está vendendo, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado;
Vendedor e comprador devem ir junto ao cartório fazer a transferência e o pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório.
Ouça a rádio de Minas