Minas Gerais responde por 10,8% do mercado nacional de food service

Minas Gerais é o segundo estado do Brasil com o maior número de novas empresas do setor de food service desde o terceiro trimestre de 2022 e responde por, aproximadamente, 10,8% do mercado nacional. Levantamento mensal realizado pela empresa Driva para o Instituto Foodservice Brasil (IFB), revela que Minas reúne 172 mil estabelecimentos ativos, ultrapassando o Rio de Janeiro e ficando atrás apenas da capital paulista.
Belo Horizonte é o município mineiro que concentra a maior quantidade de estabelecimentos de foodservice, segundo os dados divulgados pelo IFB, com 27,8 mil empresas em funcionamento, aparecendo na quarta colocação nacional. Entre os top 5 também estão as cidades de Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros.
Entre os 115 mil estabelecimentos categorizados no setor de food service em Minas Gerais, as lanchonetes são destaque com 23,6 mil unidades, seguido dos bares, com 19 mil. A categoria menu variado, que inclui restaurantes tradicionais que oferecem opções como bufê, pratos executivos e pizzas, fica na terceira colocação, com 9,1 mil estabelecimentos.
MEIs em alta no setor de food service mineiro
A alimentação fora do lar no Estado ainda é marcada pela forte presença de Microempreendedores Individuais (MEIs), que compõe 65,75% do total de unidades ativas. O aumento do registro desse tipo de empresa começou no primeiro trimestre de 2020, enquanto a abertura de outras modalidades se manteve estável nesse período. No primeiro semestre de 2023, foram registrados em Minas Gerais 10.015 novos MEIs, contra 2.469 de companhias não optantes por essa modalidade.
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Faturamento dos operadores de food service no País
Entre os operadores que atuam no mercado de food service, 58% registraram aumento do faturamento no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2022. Outros 32% apuraram o mesmo resultado que no ano anterior e 10% ficaram com faturamento inferior.
Os dados são da “Pesquisa Alimentação Hoje: a visão dos operadores de food service“, realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) e a consultoria Galunion.
Sobre o resultado financeiro da operação entre os meses de janeiro a junho de 2023, o estudo mostra que 63% dos entrevistados registraram lucro, 30% ficaram próximos a zero e apenas 7% tiveram prejuízo no período.
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