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Turismo em Minas Gerais terá crescimento de 20% no Carnaval, diz CNC

Embora lidere as expectativas de crescimento, o faturamento esperado para a atividade no Estado é de R$ 5,2 bilhões, inferior ao estimado para o Rio de Janeiro e para São Paulo
Turismo em Minas Gerais terá crescimento de 20% no Carnaval, diz CNC
Crédito: Leo Lara/Belotur

Minas Gerais vai puxar o crescimento das atividades turísticas no Brasil durante o período do carnaval, com faturamento de R$ 5,2 bilhões. É o que indica pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que prevê um movimento R$ 9 bilhões acima da média apurada pela atividade em todo o País nos dias da festa momesca, representando incremento de 10% em relação ao impacto de 2023.

Com programação intensa tanto na Capital como nas cidades do interior, em Minas Gerais, o aumento deverá ser da ordem de 20%. Em seguida, aparecem Paraná e Rio Grande do Sul, com crescimentos de 14,5% e 12,2%, respectivamente. Ainda conforme o levantamento, a atividade deverá ser impulsionada em todas as unidades federativas no período.

Além do destaque esperado para este exercício, Minas, Paraná e Rio Grande do Sul também apresentaram os maiores crescimentos acumulados entre 2021 e 2023. Incremento que, conforme o economista-chefe da entidade, Felipe Tavares, deverá ser mantido ao longo do ano.

“A profissionalização da atividade do turismo nos últimos anos, além da maior demanda por esses serviços, justifica o surgimento de destinos menos tradicionais como protagonistas para os turistas que buscam aproveitar esse período não somente para as grandes festas de carnaval”, afirma.

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Embora lidere as expectativas de crescimento do turismo, o faturamento de R$ 5,2 bilhões esperado para Minas Gerais no carnaval é inferior ao esperado para o Rio de Janeiro, que terá R$ 5,3 bilhões, e São Paulo, que terá lucro de R$ 16,3 bilhões no período. Os estados de Bahia e Rio Grande do Sul seguem em última posição, com valores de R$ 2,7 bilhões.

Os resultados esperados para o lucro se devem ao contexto econômico de cada estado. Conforme o economista-chefe da CNC, “quanto maior o fluxo turístico, a população residente e a renda média, mais alta a projeção”.

Gasto maior do consumidor e mais empregos temporários

Segundo dados do Banco Central (BC), em 2023, os turistas brasileiros contribuíram para aumento de 19% nos gastos realizados no exterior em comparação com 2022. Já para os turistas estrangeiros, os gastos cresceram 44% no mesmo tipo de comparação.

De acordo com Tavares, os valores de alta analisados em 2022 e 2023 permanecerão constantes, as despesas no exterior de turistas brasileiros devem contribuir para um crescimento de 19%, com resultado final de US$ 1,3 bilhões. No Brasil, os gastos dos estrangeiros deve atingir acréscimo de 19,4%, figurando US$ 971 milhões no carnaval deste ano.

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Crédito: Alexandre Guzanshe / Belotur

Empregos temporários no Carnaval

O número de postos de trabalho temporários também deve crescer neste ano, de acordo com a CNC. Cerca de 66.699 vagas devem ser geradas no carnaval, com uma taxa de 3,1% de efetivação.

“Acreditamos que o carnaval vai cumprir o seu padrão de ocupação plena de vários segmentos de hospedagem, demanda muito grande de alimentação fora do lar, processos e serviços de catering para atendimento de grupos nas avenidas e no carnaval de rua”, explicou o diretor da CNC e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio. (Com informações da Agência Brasil)

*estagiário sob supervisão da edição

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