Minas Gerais é destaque na abertura de empresas no País

Em novembro de 2023 foram criadas 31.658 empresas em Minas Gerais. Conforme os dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, o Estado apresentou o segundo maior número de negócios no período, ficando atrás apenas de São Paulo, com 86.843 novas empresas.
O Rio de Janeiro apareceu logo em seguida de Minas Gerais, com 24.562 novas empresas, fazendo com que estados do Sudeste ocupassem as três primeiras posições no ranking nacional. Em seguida vieram três estados do Sul: Paraná (21,5 mil), Rio Grande do Sul (19,2 mil) e Santa Catarina (17,3 mil). O outro estado do Sudeste, o Espírito Santo, ocupou a 11ª posição, com 5.826 empresas criadas.
Em todo País, surgiram 299.878 empresas ao longo do mês de novembro do ano passado. De acordo com a Serasa Experian, esse número é o equivalente a 15,7 mil negócios criados por dia. A quantidade também representa avanço de 7,3% na comparação com o resultado do mesmo mês de 2022.
Dentre os diferentes setores da economia, o grande destaque no levantamento foi o grupo de Serviços, com aproximadamente 214 mil novas empresas. Ele superou, com uma larga diferença, setores como Comércios (62,5 mil) e Indústria (18,2 mil). O segmento de Serviços ainda apresentou variação positiva de 9,7% frente a novembro do ano anterior.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, no cenário atual, caracterizado pela redução da taxa de desemprego, o surgimento de empresas tem sido impulsionado mais pela propensão empreendedora do que pela necessidade imediata.
“Uma parte considerável dos habitantes do Brasil expressa a aspiração de se envolver em atividades empreendedoras, almejando, não apenas flexibilidade e autonomia, mas também, a satisfação pessoal e a edificação de um legado”, comenta.
Na divisão por natureza jurídica, em novembro do ano passado, 216,8 mil empresas eram Micro Empreendedores Individuais (MEIs), o que representa um avanço de 75,5% desse tipo de negócio. Outros 65 mil eram Sociedades Limitadas e 10,3 mil Empresas Individuais.
Ouça a rádio de Minas