Tecnologia LED que faz produtos ‘flutuarem’ chega a Minas Gerais

A tecnologia dos LEDs transparentes chegaram ao mercado nacional para redefinir as experiências de visualização, tornando a fronteira entre conteúdo e realidade praticamente imperceptível. Hoje já é possível exibir imagens e vídeos com qualidade superior em um painel de LED que não bloqueia a visão do que está atrás dele, ou ainda mostrar imagens de produtos que passam a sensação de estar flutuando no ar.
“Com essa tecnologia é possível obter uma cena realista, como como uma sandália feminina flutuando em um ponto específico, como na vitrine, por exemplo, ou no meio de um evento, exibindo toda a transparência de dentro para fora”, explicou o COO da LED Expert, Rafael Mota, da startup de mídia DOOH (Digital Out of Home), com sede em Minas Gerais, que está trazendo a tecnologia da China para o Brasil.
Esses módulos especiais possuem até 80% de transparência e alta qualidade de vídeo e performance, o que cria esse efeito visual. Quem está dentro do local vê a rua completamente, e quem está do lado de fora vê o holograma, como em um metaverso. “Aqui em Minas Gerais, quem mais está demandando é quem atua com publicidade, seja para uso em estúdios, auditórios, restaurantes, inclusive para uso nas próprias residências, pois pode ser usado tanto na parte interna quanto na parte externa, uma vez que o painel é à prova d’água. Outra tendência é o uso dessa tecnologia LED próximo à piscina”, destacou Mota.
A empresa tem como especialidade a confecção e montagem de painéis para publicidade, pontos de venda, faixas de loja e estes são os mercados em que atuam com painéis LED transparentes, curvos, angulados, dentre outros. “No caso da utilização para publicidade, eu considero um valor médio, de um painel 4×2, o custo vai girar em torno de r$ 100 mil. Mas aí, o investidor ainda terá os gastos com estrutura, com o valor final entre R$ 120 mil e R$ 130 mil em investimento”, mensurou o executivo.
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De acordo com ele, a aplicação hoje, está mais em ascensão nos pontos de venda (PDV’s). “É possível utilizar a tecnologia, também, no meio corporativo, na fachada das empresas. Hoje você chega na China, Estados Unidos ou Europa e esta tecnologia está tomando conta das fachadas, interiores, lojas de roupa, em tudo quanto é tipo de comércio”, avaliou.
Mota disse que a tecnologia vem modernizando exposições, shoppings, redes de lojas, museus, janelas de vidro e construções, inclusive sendo utilizada com maior frequência em fachadas e paredes. Um exemplo citado por ele foi o Museu da Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, que utiliza o dispositivo para divulgar o conhecimento científico. O SESI Lab, em Brasília; reduto de ciência, tecnologia, inovação e educação; também utiliza este tipo de painéis em suas instalações.
Quando utilizadas para campanhas DOOH em edifícios, a tecnologia com as telas de LED transparentes maximizam a entrada de luz natural, garantem excelente ventilação e resistência ao vento, como alguns dos diferenciais do produto. “Leves, finas e eficientes, são de fácil instalação e manutenção, além de serem amigas do meio ambiente devido ao baixo consumo de energia. Com operação simples e controle flexível, conectam-se facilmente a computadores, placas gráficas e transceptores remotos, permitindo alterações de conteúdo por controle remoto sem fio ou à distância”, salientou o executivo.
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