Negócios

Minas tem o segundo maior número de micro e pequenas empresas inadimplentes

Somente no mês de agosto, foram registradas no Estado 539.780 MPEs no vermelho; atrás apenas de São Paulo
Minas tem o segundo maior número de micro e pequenas empresas inadimplentes
Considerando todos os portes, o total foi de 6,59 milhões de negócios com débitos em atraso no período, novo recorde no ano | Crédito: Adobe Stock

Minas Gerais é o segundo estado que mais possui micro e pequenas empresas (MPEs) inadimplentes, de acordo com os dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. Somente no mês de agosto, foi registrada a presença de 539.780 empresas nessa situação. O número corresponde a 8,19% do total de inadimplentes no Brasil, que alcança os 6,59 milhões.

O estado que mais possui empresas com as finanças no vermelho é São Paulo, com 1,8 milhões, ou seja, 27,31% dos números nacionais. Com o terceiro principal volume de empresas endividadas está o Rio de Janeiro, que encerrou agosto com 518.337 companhias registradas no Serasa, o equivalente a 7,86% do total no Brasil.

Em relação aos 6,59 milhões de MPEs no vermelho, em agosto deste ano, o Serasa Experian identificou aumento de 5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, e ambos atingiram um recorde histórico.

Micro e pequenas empresas estão mais vulneráveis às dívidas

A persistente alta da inadimplência reflete a situação desafiadora enfrentada pelos empreendedores diante do atual cenário econômico. As empresas de menor porte, em particular, são mais vulneráveis a esse problema, devido ao seu fluxo de caixa limitado e reservas financeiras reduzidas para enfrentar emergências. Nesse sentido, o Serasa Experian aconselha que é fundamental que os proprietários de negócios cultivem o controle econômico, adaptem-se conforme necessário e implementem estratégias sólidas de planejamento, educação financeira e renegociação de dívidas.

Entenda mais sobre esse cenário por setores

No mês de agosto, o número atualizado de MPEs inadimplentes estavam distribuídos nos seguintes setores: 53,2% em serviços, 38,6% no comércio, 7,7% na indústria e 0,5% em outros setores, como o primário, financeiro e o terceiro setor. O total de dívidas negativadas alcançou a marca de 39,9 milhões, totalizando aproximadamente R$ 95,8 milhões. Em média, cada empresa inadimplente possuía 6,9 contas atrasadas.

Quanto à distribuição regional, a região Sudeste concentrou a maior parte das MPEs com CNPJs negativados, representando 52,5% do total. A região Norte apresentou a menor parcela, com 5,5%.

Analisando os segmentos em que as empresas inadimplentes mais adquiriram suas dívidas, destaca-se a categoria “Outros”, que engloba principalmente indústrias, empresas do terceiro setor e do agronegócio, representando 28,2% do total, informou a pesquisa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas