Negócios

Minas Trend deve movimentar R$ 25 mi

Fazem parte da 29ª edição do evento, que esse ano acontece no Minascentro, 124 estandes, com 122 marcas expositoras
Minas Trend deve movimentar R$ 25 mi
O Minas Trend é o maior salão de negócios da moda da América Latina | Crédito: Leonardo Morais

Ao reunir 122 marcas expositoras, a 29ª edição do Minas Trend se mantém como o maior salão de negócios da moda da América Latina. O evento congrega fabricantes dos segmentos de vestuário, bolsas e calçados, joias e bijuterias, lingerie, moda praia e sleepwear, com os lançamentos de primavera/verão 2024. Dessa vez, o encontro acontece no Minascentro (região do Hipercentro), até o dia 14.

A iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) tem como tema “A moda no horizonte”. A programação técnica e cultural acontece em diferentes espaços como Museu da Moda, Sesi Museu de Artes e Ofícios, P7 Criativo, além do Centro Universitário Una.

Pela primeira vez, o salão de negócios promove vendas no formato pronta-entrega. De acordo com a presidente da Câmara da Moda da Fiemg, Mariângela Miranda Marcon, a expectativa é de que o volume de negócios gerados ultrapasse a marca de R$ 20 milhões, volume alcançado na última edição, podendo chegar a até R$ 25 milhões.

“Na 28ª edição trouxemos moda praia, sleepware e lingerie e deu certo. Agora, estamos inovando com mais uma atividade, as empresas de entrega imediata. Isso tudo traz visibilidade, uma maior possibilidade de geração de riqueza e é nesse espírito que trabalhamos”, explica Mariângela Marcon.

Fazem parte do evento 124 estandes, com 122 marcas expositoras sendo, 18 de lingerie, moda praia e sleepwear ; 39 de vestuário; 28 joias e bijuterias; 37 bolsas e calçados. Do total, 33 são estreantes sendo: 10 de vestuário; sete de joias e bijuterias; seis de lingerie, moda praia e sleepwear; e 10 de calçados e bolsas.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, a pronta-entrega busca alinhar o evento com a nova dinâmica e necessidades do setor varejista, otimizando a agenda do lojista ao conciliar os pedidos para a próxima temporada com a aquisição de artigos para a renovação ou complementação de estoque.

Outra novidade que amplia o acesso e possibilidades de negócios da edição é o lançamento de uma plataforma digital própria, na qual os compradores poderão interagir virtualmente com as marcas para a efetivação de compras de forma rápida, eficaz e segura.

“Ao longo dos anos, fortalecemos a proximidade da indústria com o varejo. Antes, as pronta-entregas captavam esse público de alguma maneira para também fazer suas vendas. Agora, elas estão aqui presentes para atender o público de uma maneira diferenciada e muito mais fácil. O público que vem quer conhecer a moda mineira, fazer seus pedidos e, muitas vezes, também precisa de mercadorias que possam ser entregues imediatamente e agora o Minas Trend amplia as possibilidades do salão de negócios”, destaca Silva.

Crédito: Leonardo Morais

Mercado

O Minas Trend é uma plataforma que dá visibilidade à moda mineira e o objetivo é recolocar o Estado na condição de gerador de tendências e negócios dos diferentes segmentos da moda.

Os números mostram um cenário desafiador, porém promissor e carente de políticas públicas. Dados divulgados pela Fiemg mostram que o valor bruto de produção foi de R$ 10,2 bilhões em 2020; os principais segmentos em valor bruto de produção são de confecção do vestuário (R$ 3 bilhões), calçados (R$ 2,4 bilhões) e tecelagem (R$ 2,3 bilhões) e que empregam 119.433 pessoas na indústria da moda de Minas Gerais.

Além disso, foram exportados US$ 258,4 milhões pela atividade em 2022 no Estado. Os principais destinos foram: Argentina (21,4%); Vietnã (20,2%); Estados Unidos (14,7%); Colômbia (5,5%) e Paraguai (4,2%).

Para atender às demandas do setor, foi apresentado na abertura do Minas Trend o “Programa Executivo da Moda”, que teve como primeira ação o desfile “Passarela da Liberdade”, realizado no dia 10, no Palácio da Liberdade.

De acordo com a secretária-adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa, o intuito é fazer com que a mineiridade instigue a cadeia produtiva da moda, gerando emprego, renda e desenvolvimento social.

“O Programa Executivo da Moda é um projeto horizontal, articulado pelo governo, mas que precisa de todas as pessoas envolvidas na atividade. Ele será detalhado com os diversos atores para que o plano de ações seja elaborado, gerando emprego, renda e inclusão. A ideia é começar agora e, ao longo desses quatro anos de governo, estabelecer uma política pública que leve a cadeia produtiva da moda para o lugar de destaque que é dela”, afirma Milena Pedrosa.

Evento abre espaço para diferentes marcas

Há 28 anos no mercado, a Lindelucy, marca de lingerie sediada em Juruaia (Sul de Minas) preparou uma coleção especial para a 29ª edição do Minas Trend, batizada Intense. Acostumada a frequentar outros salões de moda e a exportar, a fundadora da Lindelucy, Lúcia Iório, preparou uma lingerie em renda guipir na cor pink, ornamentada com uma pérola de ouro 18 quilates. A peça foi colocada à venda pelo valor de R$ 5 mil.

“Já frequentamos o Minas Trend há algumas edições e esse é um momento especial. Sempre procuramos trazer algo impactante e, para isso, estudamos as tendências mundiais e nos preparamos muito”, explica Lúcia Iório.

Distribuída por multimarcas e representantes autônomas, a ousadia é uma característica da marca há bastante tempo. Em 2008, ela lançou uma coleção com GPS. Apostando na sensualidade e algum fetiche, a peça deve ser relançada em breve a pedido de um cliente internacional.

Estreando no Minas Trend está a pronta-entrega End., comandada pela estilista Cacau. A marca de Belo Horizonte é voltada para o público jovem, como a própria estilista. “Estamos no mercado há apenas três anos e participar do Minas Trend é um marco na nossa história. Como uma marca estreante, as expectativas são muito grandes”, afirma Cacau.

Já a Levitá, de Itaúna (região Centro-Oeste), que também é estreante, aposta em uma moda urbana e contemporânea, sob a direção de Tatiane Mizael. “Primamos pelos materiais e qualidade dos acabamentos e estar aqui é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho para o Brasil e o mundo”, completa Tatiane Mizael.

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