Minas Trend estreia 29ª edição mirando superar R$ 20 mi em negócios

Considerado o maior salão de negócios da moda da América Latina, o Minas Trend está de volta e reúne fabricantes dos segmentos de vestuário, bolsas e calçados, joias e bijuterias, lingerie, moda praia e sleepwear, com os lançamentos de primavera/verão 2024 na capital mineira.
Na sua 29ª edição, o encontro – que começou nesta terça-feira e vai até o dia 13, no Minascentro (região do Hipercentro), em Belo Horizonte – pela primeira vez promove vendas no formato pronta-entrega.
A presidente da Câmara da Moda da Fiemg, Mariângela Miranda Marcon, afirma que a expectativa é que o volume de negócios gerados com o evento ultrapasse a marca dos R$ 20 milhões alcançados na última edição.
“Na 28ª edição, trouxemos moda praia, sleepware e lingerie e deu certo. Agora estamos inovando com mais uma outra atividade, as empresas de entrega imediata. Isso tudo traz visibilidade, uma maior possibilidade de geração de riqueza, e é nesse espírito que trabalhamos”, explica Mariângela Marcon.
O que ver no Minas Trend
Fazem parte do evento 124 estandes, com 122 marcas expositoras, sendo 18 de lingerie, moda praia e sleepwear; 39 de vestuário; 28 de joias e bijuterias; 37 de bolsas e calçados. Do total, 33 são estreantes: 10 de vestuário; sete de joias e bijuterias; seis de lingerie, moda praia e sleepwear; e 10 de calçados e bolsas.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, a pronta-entrega busca alinhar o evento com a nova dinâmica e necessidades do setor varejista, otimizando a agenda do lojista ao conciliar os pedidos para a próxima temporada com a aquisição de artigos para a renovação ou complementação de estoque.
Plataforma digital amplia interação
Outra novidade, que amplia o acesso e possibilidades de negócios da edição, é o lançamento de uma plataforma digital própria, na qual os compradores poderão interagir virtualmente com as marcas para a efetivação de compras de forma rápida, eficaz e segura.
“Ao longo dos anos, fortalecemos a proximidade da indústria com o varejo. Antes, as pronta-entregas captavam esse público de alguma maneira para também fazer suas vendas. Agora, elas estão aqui presentes, para atender ao público de uma maneira diferenciada e muito mais fácil. O público que vem quer conhecer a moda mineira, fazer seus pedidos, muitas vezes também precisa de mercadorias que possam ser entregues imediatamente, e agora o Minas Trend amplia as possibilidades do salão de negócios”, destaca Silva.
A iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) conta com uma programação técnica e cultural em locais icônicos – como o Museu da Moda, o SESI Museu de Artes e Ofícios, P7 Criativo, além do Centro Universitário UNA.
Ouça a rádio de Minas