Minas Trend: Fiemg promove maior salão de moda do Brasil

A moda brasileira se encontra na 30ª edição do Minas Trend – promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) -, no Minascentro (região do hipercentro), até o dia 26. O evento é considerado o maior salão de negócios do setor no Brasil. São 130 marcas expositoras, sendo 21 estreantes, que antecipam a temporada outono-inverno 2024 nos segmentos de vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados e lingerie, moda praia e sleepwear.
A grande novidade é o lançamento do Minas Trend Kids – baby e teens, que apresenta a moda infantojuvenil (de zero a 16 anos). A ação é uma iniciativa da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da Fiemg e conta com 40 marcas do segmento.
O tema dessa edição é “As novas conexões da moda”. A ideia é resgatar o papel do setor, das pessoas envolvidas, da tecnologia, e reforçar a sinergia da moda com a cidade, especialmente a região central da cidade.
De acordo com o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, o lançamento do Minas Trend Kids faz parte de um planejamento que pretende colocar Belo Horizonte no centro do ambiente de negócios brasileiro.
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“O nosso objetivo é ter um mês de eventos. Então, já trouxemos o ‘Imersão Indústria 2023’, na semana passada tivemos o ‘ENA 2023’, que já se tornou o maior evento nacional de automação. O Minas Trend Kids é um salão que não existia que se consolidou e trouxemos para cá e agora vamos ter um evento ligado à moda para fazer a sequência. Hoje estamos trazendo as 40 principais marcas kids para conhecer o Minas Trend. Estamos trazendo para Belo Horizonte o protagonismo em várias áreas. Esse é o nosso objetivo, ele vem sendo cumprido graças ao engajamento de todos e dos parceiros”, afirmou Roscoe.

Para o presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro, eventos como o Minas Trend são propulsores do turismo da Capital.
“Para falar de turismo em uma cidade como Belo Horizonte, a gente precisa ter a agenda de eventos como um grande ativo. A Prefeitura de Belo Horizonte vem dando todo esse suporte. Estamos investindo cerca de R$ 8 milhões por ano em patrocínio e fomento à cadeia de eventos. Esse é um dos grandes eventos da cidade. Quando uma pessoa vem aqui e compra a nossa moda, de alguma forma está levando um pouco do que nós mineiros temos a oferecer: a moda como cultura, como jeito de ser, de se expressar. Esperamos que sejam feitos muitos negócios, estamos aqui para isso. A moda gera negócios, empregos, renda e, por isso, tem um apoio do Turismo sempre”, afirma Castro.
O encontro entre a cultura, a liberdade e a inovação foi saudado pelo secretário de Estado da Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, como um momento especial proporcionado pelo evento. Para ele, os estilistas são “bruxos visionários que conseguem ver além”, e isso se reflete principalmente nos momentos proporcionados pelos desfiles, que expressam a produção peculiar, diferente e inovadora da moda feita em Minas.
“Às vezes as coisas são estranhas aos nossos olhos no desfile. Mas elas estão, justamente, cumprindo o seu papel de visionário e de vanguarda. Isso começou pela mente com os estilistas e as modistas de Minas Gerais, com essa imensa produção tão peculiar, diferente e expressiva que se funda no século XVIII, se desdobra na modernidade e agora gera emprego e renda, colocando Belo Horizonte ainda mais no centro das políticas públicas da moda, da cultura e do turismo”, pontuou Oliveira.
“Caminhos da Moda” é lançada no Minas Trend
O Minas Trend também é palco do lançamento da plataforma “Caminhos da Moda”, pelo Sebrae Minas. A ferramenta on-line conecta varejistas com pequenas confecções e fabricantes de roupas, calçados, moda íntima e acessórios de várias cidades mineiras.
Segundo o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, os visitantes do evento podem conhecer mais detalhes sobre o funcionamento da plataforma ‘Caminhos da Moda’, no estande do Sebrae Minas, no evento da Fiemg. Fabricantes e confecções mineiras ainda poderão se cadastrar gratuitamente, e criar um perfil com informações sobre: produtos oferecidos, contatos, critérios para vendas como valor mínimo, segmentação e localização da empresa.
Já os lojistas e revendedores do varejo de moda de Minas Gerais e estados vizinhos poderão acessar o sistema, e por meio de uma busca simples pelo tipo de produto poderão encontrar fornecedores mineiros próximos a sua região.
“A inovação, nos dias de hoje, é algo que gera a sobrevida das empresas. Talvez essa sanha da inovação, essa inquietação permanente das empresas em relação aquilo que a gente chama de inovação, é algo que está refletido aqui. O Minas Trend deste ano não é igual ao do ano passado. O Minas Trend também precisa inovar porque senão ele morre. Então estamos apresentando aqui a plataforma ‘Caminhos da Moda’. Essa plataforma vai nos permitir fazer com que o varejista encontre o fornecedor e o fornecedor encontre o cliente em um primeiro momento, nós estamos trabalhando só essa conexão, mas futuramente a gente quer trazer os designers para dentro dessa plataforma querendo trazer fornecedores de matéria-prima”, destaca Rocha.

O mercado da moda movimenta quase dois milhões de pequenos negócios no País, de acordo com dados da Receita Federal. Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de estabelecimentos atuando no segmento, são 224 mil empreendimentos, que geram mais de 160 mil empregos em todo o Estado.
Além de gerar negócios e novas oportunidades para a moda mineira, a plataforma disponibiliza informações sobre os principais polos de confecção do Estado apoiados pelo Sebrae Minas. Entre eles: Divinópolis (vestuário) e Nova Serrana (calçados), na região Centro-Oeste; Juiz de Fora (meias e moda íntima masculina), na Zona da Mata; e Juruaia e Monte Belo (moda íntima feminina), no Sul de Minas; São João do Manteninha, no Vale do Rio Doce; e Taiobeiras, no Norte de Minas (ambas moda íntima feminina).
Proprietária da loja Santaluz – instalada no Prado (região Oeste) -, a empresária Marina da Luz, que tem um estande no encontro promovido pela Fiemg, aproveitou para conhecer a plataforma. A empresa familiar começou com lingerie, depois passou para a moda fitness e hoje atua no segmento de moda casual.
“Temos 19 anos de mercado e trabalhamos com roupas feitas à mão, biodegradáveis e tecnológicas. Elas contam com proteção solar e não precisam ser passadas. Estamos no evento para promover a marca e captar clientes. Queremos começar a trabalhar com o on-line e a plataforma ‘Caminhos da Moda’ pode ser uma excelente ferramenta para ampliar cliente e poder divulgar a marca”, destaca Marina da Luz.
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