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Minas Trend projeta mais de R$ 27 milhões em negócios na 33ª edição

Temporada primavera/verão 2026 será apresentada por 151 expositores; evento contará com três blocos de desfiles por dia, com 44 das 47 marcas confirmadas
Minas Trend projeta mais de R$ 27 milhões em negócios na 33ª edição
Uma das novidades da 33ª edição do Minas Trend, que ocorrerá de 8 a 10 de abril, é que os desfiles infantojuvenis serão abertos ao público; no total, serão oito desfiles do segmento Kids, Baby e Teen (de zero a 16 anos) nos três dias de evento | Crédito: Divulgação Fiemg

A 33ª edição do Minas Trend acontece até o dia 10 de abril, no BH Shopping, em Belo Horizonte, e promete reforçar a vocação de Minas Gerais como um dos principais polos da moda nacional. Com expectativa de reunir mais de 5 mil visitantes e gerar mais de R$ 27 milhões, o maior salão de negócios de moda da América Latina aposta na força econômica do setor para conectar lojistas, marcas e criativos de todo o País.

Sob o tema “Olhe. Olhe de novo. A moda é um convite para ver o mundo de outro jeito”, o evento traz à tona a potência da indústria criativa mineira com uma programação que une negócios, desfiles kids, palestras, tendências e inovação. A temporada primavera/verão 2026 será apresentada por 151 expositores dos segmentos de bolsas e calçados, joias e bijuterias, vestuário feminino, moda masculina, lingerie, moda praia, sleepwear e, como destaque crescente, o segmento infantil, por meio do Minas Trend Kids.

Motor econômico

Realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Minas Trend é uma iniciativa que, ao longo das edições, tem se consolidado como um impulsionador da cadeia produtiva do setor no estado mineiro e no Brasil.

De acordo com o Panorama Setorial da Indústria da Moda em Minas Gerais, em 2024 o setor movimentou uma receita líquida de vendas de R$ 17,24 bilhões e destacou-se na exportação em mercados importantes como Estados Unidos, Vietnã e China.

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“A indústria da moda em Minas Gerais é um dos pilares da nossa economia, com mais de 8 mil empresas gerando mais de 121 mil empregos diretos. Além da força produtiva, o setor se destaca pela criatividade, pela capacidade de exportação – que ultrapassou os US$ 193 milhões – e pela geração de receita para o Estado. Valorizar e realizar a moda mineira é investir no desenvolvimento econômico sustentável, na inovação e na identidade cultural de Minas”, afirma o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.

Segundo o presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios e do Sindivest-MG, Rogério Vasconcellos, o Minas Trend tem papel essencial na consolidação do Estado como polo estratégico da moda nacional. “O Minas Trend não apenas antecipa tendências e promove a inovação no setor, mas também fortalece a indústria local ao conectar fabricantes, varejistas e designers em um ambiente propício para negócios. Na Câmara, trabalhamos para impulsionar a competitividade e o crescimento sustentável do setor, e o salão de negócios de moda é uma plataforma essencial nesse processo. Cada edição é uma oportunidade para ampliar a competitividade da indústria mineira da moda.”

Outro dado positivo é o aumento da indústria da moda mineira que cresceu 3%, ficando próxima da média nacional (4%). O varejo de tecidos, vestuário e calçados registrou, em dezembro, crescimento expressivo de 12,4% comparado ao mesmo período de 2023, reforçando a recuperação e o dinamismo econômico do setor. Em arrecadação estadual, a indústria da moda movimentou mais de R$574 milhões em ICMS, refletindo um aumento anual de 2,35%.

Desfiles infantojuvenis

Uma das novidades da 33ª edição do Minas Trend que ocorrerá de 8 a 10 de abril de 2025, no BH Shopping, em Belo Horizonte, é que os desfiles infantojuvenis serão abertos ao público.

No total, a 33° edição do Minas Trend terá oito desfiles do segmento Kids, Baby e Teen – de zero a 16 anos nos três dias de evento. Serão três blocos de desfiles por dia, com a participação de 44 das 47 marcas confirmadas. Nas passarelas, os lançamentos da Temporada: Primavera/Verão 2026. Os horários poderão ser conferidos no line-up que será divulgado no Instagram do Minas Trend Kids.

Esse é um mercado que tem nos pais e familiares fieis compradores e que demanda a cada dia novos produtos diante de consumidores cada vez mais exigentes. “Sempre digo que as pessoas têm que olhar de uma forma diferente para o kids porque, diferentemente de nós, adultos, que conseguimos usar uma roupa por 10 anos, as crianças não. Elas trocam a cada quatro meses. Estão sempre renovando o guarda-roupas. E, hoje, com a internet e redes sociais, querem andar na moda”, destaca a diretora da Top Agency e produtora executiva do Minas Trend Kids – Baby e Teens, Taciana Teodoro.

O universo infanto-juvenil também contará com uma pluralidade de marcas, em especial, as marcas mineiras, valorizando ainda mais os produtos nacionais, com looks, acessórios e calçados pensados para esse público. O evento é um convite às pessoas para explorar novas perspectivas do setor, promovendo conexões estratégicas, inovação e o diálogo entre tendências e mercado.

O Minas Trend é uma realização da Fiemg, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades Sesi e Senai, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), apoio máster do Sebrae Minas, e apoio da Rede Minas, Rádio Inconfidência, Jornal Estado de Minas e Una.

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