30ª Minas Trend apresenta resultado positivo para a indústria da moda

A trigésima edição do Minas Trend, nesse ano, registrou a participação de 125 estandes e foi marcada por resultados positivos para o setor da moda em Minas Gerais. Os expositores apresentaram desde coleções de vestuários, até joias e bijuterias.
Além dos estandes, com uma grande diversidade de itens, houve o lançamento da iniciativa Minas Trend Kids – Baby e Teen. O projeto, que aposta na moda voltada para crianças, reuniu 50 fabricantes de renome do setor.
“Tivemos um balanço positivo, com expectativa de geração de mais de R$ 26 milhões em negócios e recebemos cerca de 7 mil visitantes durante os três dias”, destaca o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe.
Ele ressalta que o resultado financeiro estabelece o Minas Trend como “uma importante plataforma de geração de negócios para a indústria nacional, além de promover a qualidade e a versatilidade de seus segmentos”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Os sindicatos envolvidos contribuíram para a atração de clientes e a divulgação das oportunidades de negócios para os empreendedores do setor, o que resultou no balanço positivo do evento. A diretora-executiva do Sindicato das Indústrias de Calçados, Bolsas e Cintos de Minas Gerais (Sindicalçados), Patricia Rajão, afirma que todos os fatores estavam alinhados para o sucesso das novidades da coleção outono-inverno 2024.
De acordo com Patricia Rajão, por meio do Projeto Comprador e passagens pagas pela Fiemg, mais de 300 empreendedores foram chamados para conferirem as novidades no setor da moda. “Foi surpreendente a adesão, porque sabemos da dificuldade do lojista em vender, com estoque de verão ainda parado e com a antecipação do preview. Mesmo assim, o lojista veio e comprou mais do que na última edição”, pontua.
Os resultados finais também marcam o interesse das empresas em participarem ativamente nas edições de 2024. “Posso afirmar que 100% dos que estiveram presentes na feira já assinaram um termo de confirmação”, complementa a presidente do Sindicalçados.
Resultado de novas estratégias
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Minas Gerais (Sindivest-MG), Rogério Vasconcelos, desde abril, o Minas Trend começou a “adotar” os empreendimentos do setor da moda que operam no formato de pronta-entrega, um fator que também colaborou para o balanço financeiro positivo.
“Sentimos que, devido a situação econômica no Brasil e no mundo, fatos que repercutem no cenário empresarial, o cliente que trabalha com pedidos foi mais contido nas compras, mas a movimentação do salão de negócios foi boa”, explica.
Os negócios de pronta-entrega tiveram a oportunidade de apresentar suas peças nos desfiles 4 Fashion Show e na apresentação do Minas Trend Kids– Baby e Teens. “Eles ficaram impressionados com a estrutura que a FIEMG oferece para a fomentação de relacionamento e negócios”, afirma Vasconcelos.
*estagiário sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas