Minascentro é destaque em BH como espaço para eventos de negócios
Além de contribuir para a economia e reforçar o protagonismo como espaço para sediar eventos em Belo Horizonte, o Minascentro se tornou um dos polos de reuniões mais importantes da capital mineira.
O Minascentro fechou as portas por quatro anos para passar por reformas estruturais, feitas pelo governo de Minas Gerais em parceria com o consórcio gestor Chevals Perfil, que passou a gerenciar o espaço em 2022. A reabertura aconteceu em março do ano passado.
De acordo com o sócio gestor do consórcio Chevals Perfil, Rômulo Rocha, o investimento na modernização, tecnologia e infraestrutura do local garante a atração de empregos, renda e negócios tanto para o Estado, quanto para o Minascentro. “Depois da reforma, o espaço ganhou novos ares, cores, tecnologia e modernidade para receber grandes eventos. Hoje temos uma estrutura completa e flexível para atender qualquer evento”.
“E todas essas transformações têm o objetivo de valorizar o Minascentro, um grande patrimônio do público mineiro, como ambiente de conexões e encontros que gera negócios para toda a cadeia produtiva de Minas Gerais”, complementa.
Em 2023, cerca de 28 eventos de negócios, ocorreram no local, em especial: o Encontro Econômico Brasil – Alemanha 2023, com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB); do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e do vice-chanceler da Alemanha, Robert Habeck; o Dia da Indústria, organizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg); e a Primavera Verão 2024, do Minas Trend.
O espaço também abrangeu eventos de tecnologia e nas áreas da medicina, como o E-Festival Sebrae 2023; Minas Summit; AWS Cloud Experience; 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais; 71º Congresso Brasileiro de Coloproctologia e o 16º Congresso de Farmácia e Bioquímica.
Rocha afirma que, além dos futuros eventos de negócios planejados para o espaço, há também, planos para o estabelecimento de um projeto chamado “3Ms”, com inspiração no Circuito da Liberdade, e que envolverá o Minascentro, Mercado Central e Mercado Novo.
“Tentaremos, portanto, resolver problemas do entorno e oferecer um planejamento estratégico para a área. Criar esse elo entre a programação e o que os espaços oferecem e conectar essas casas aos seus visitantes, criando corredores culturais onde as pessoas poderão conhecer todas as atrações do entorno e movimentar o circuito turístico da região”.
Contribuições para o turismo mineiro
Por ofertar um calendário diversificado de eventos com variadas temáticas, o local tem papel importante no turismo de Belo Horizonte. De acordo com Leonardo Nunes, diretor de marketing e promoção turística da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A (Belotur), a capital mineira registrou altos índices de estadia em hotéis após a reabertura do espaço, refletindo o fluxo constante de turistas e visitantes nos períodos dos eventos.
“Poder contar com a atuação do Minascentro e toda a sua infraestrutura é essencial para a Capital, pois o que vem sendo demonstrado desde a sua reabertura, com grandes eventos, é fundamental para o turismo de negócios em Belo Horizonte”, afirma Nunes.
Levantamento feito no início do ano por Maarten Van Sluys, associado e consultor da Associação da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (Abih-MG) e CEO da MVS Consultoria, reitera o crescimento nas ocupações de hotéis no entorno do Minascentro entre março e outubro de 2022. “Houve incremento de 14 pontos percentuais nos índices de ocupação de hotéis da região do centro de experiências, aumentando de 53% em março para 67% em outubro do último ano. Um ganho substancial para a cadeia produtiva do turismo”.
*estagiário sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas