Minascentro realizou 189 agendas em 2023

O icônico Minascentro, localizado no hipercentro da Capital, é um dos espaços mais versáteis de Belo Horizonte. Nele, estão reunidas possibilidades que vão do entretenimento às agendas corporativas, tornando o centro de experiências um concorrido cenário para turnês de artistas consagrados, peças teatrais, feiras de comércio e turismo, convenções e eventos corporativos. Apenas no campo dos negócios, por exemplo, foram realizadas no último ano 189 agendas dos mais diversos ramos, com um público que ultrapassou a marca de meio milhão de pessoas.
Com localização privilegiada – em perímetro de forte impacto turístico, histórico e cultural – a história do Minascentro se confunde em vários vieses com a da capital mineira, a começar pela edificação: um exemplar da arquitetura neoclássica projetada no início do século XX e que, juntamente com os prédios públicos da Praça da Liberdade e outras edificações na cidade, forma o amplo Conjunto Arquitetônico do movimento. Além disso, ele ocupa um quarteirão inteiro do centro de Belo Horizonte, entre as ruas Curitiba, Guajajaras, Santa Catarina e avenida Augusto de Lima.
Tais características, aliadas à vasta gama de viabilidades para atividades simultâneas, torna o Minascentro um dos espaços mais demandados pelas produções itinerantes dos ambientes de negócios. Como no caso da Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas, que chega à sua 64ª edição em 2024 e, há 27 anos, tem o local como sede de suas programações.
De acordo com Dayhana Nicoleti, organizadora do evento, a escolha do espaço para tantas edições é também determinada pela preferência do público que passa pela feira: “O público do evento prefere nos visitar no Minascentro e isso foi perceptível ao longo dos dois anos que não pudemos fazer a feira lá, devido a reforma do espaço. Além de uma localização privilegiada, ali temos uma arquitetura encantadora, uma amplitude que comporta nossos milhares de visitantes, acessos estratégicos e uma competência administrativa que abraça nossas ações e contempla a nossa experiência como um todo”, destaca.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Falando em versatilidade, um dos principais diferenciais do Minascentro nesse sentido são os ambientes multiúsos, modulares e flexíveis, preparados para abrigar eventos de diferentes formatos e dimensões, distribuídos em três andares e uma área de mais de 23 mil m². De forma concomitante, o complexo inteiro é capaz de comportar mais de 8 mil pessoas por evento. Essa é, inclusive, a quantidade de público que o Minas Summit – maior evento de inovação corporativa de Minas Gerais – espera receber na sua segunda edição, que será realizada no centro de experiências no próximo mês de junho.
“No ano passado nós fizemos uma edição que, inicialmente, seria para 1.500 pessoas, mas chegamos a 4 mil. Nesse ano, a expectativa para os dois dias de agenda é receber 8 mil pessoas e as possibilidades que o Minascentro oferece de escalonar esse evento dentro do próprio complexo são sensacionais, permitindo trabalhar em diversos formatos. Ali temos salas vazadas grandes, auditórios de vários tamanhos possíveis. Dentro das nossas propostas é algo que se encaixa muito, porque ainda que prospectemos um público tão grande, queremos uma dinâmica ao mesmo tempo intimista – de pessoas caminhando, conversando, fazendo negócios, e mais próximas umas das outras”, detalha o head de marketing da FCJ Venture Builder e responsável pela estratégia e operação do evento, Weber Rangel.
Ele explica, ainda, que o espaço fazia parte do planejamento desde o princípio: “A escolha do Minascentro para fazer a primeira edição foi bem proposital, porque a gente queria um local que fosse icônico em Belo Horizonte, e foi uma decisão primordial para que tivéssemos o resultado que a gente teve. Embora trate-se de um prédio histórico, ele dispõe de um uma infraestrutura tecnológica muito boa, e nós, como evento de inovação, conseguimos facilmente perceber isso. A gente logo se encantou pela oportunidade de reunir o que é antigo, o que tem história, com a inovação. Sem contar o atendimento que recebemos da equipe gestora do espaço – que está sempre disponível e nos ajuda, inclusive, no planejamento do nosso evento. Esse diferencial é, sem dúvidas, algo que colaborou e muito para que nossa experiência com o Minascentro tenha sido tão positiva”, afirma.
Ouça a rádio de Minas