Minascentro sediará evento sobre liderança
Desde 2010, o Instituto de Formação de Líderes (IFL-BH) promove um dos maiores encontros do Brasil para a tratativa de temas como liderança, empreendedorismo, economia e inovação: o Fórum Liberdade e Democracia. Em sua 13ª edição, o evento deve reunir no dia 16 de setembro, sexta-feira, cerca de 5 mil pessoas no Minascentro, na maior estrutura já montada para a ocasião.
Com mais de 30 palestrantes confirmados, dentre eles empresários, filósofos, sociólogos e economistas, referências nacionais e internacionais em seus campos de atuação, o encontro será uma grande oportunidade de reflexão para a construção de um país mais próspero em suas mais diversas áreas.
Inspirado no premiado Fórum da Liberdade, evento que alcançou sua 35ª edição em 2022 e que é promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) – entidade que há 15 anos foi trazida para Belo Horizonte pelo empresário Salim Mattar e logo se transformou no IFL-BH -, o Fórum Liberdade e Democracia tem se destacado ano após ano.
Desde as primeiras edições realizadas no Palácio das Artes, quando reunia aproximadamente mil pessoas a cada encontro, até a atual, que promete ser a maior já realizada até então, diversas figuras importantes no cenário político, social e empresarial ajudaram a construir a notoriedade do Fórum.
“Com o passar do tempo, ficou nítida a importância de se fazer um evento com um alcance maior, para que o impacto seja real e para que consigamos proporcionar oportunidade para os mais jovens escutarem das maiores mentes do Brasil grandes conceitos e experiências sobre empreendedorismo, liderança, economia e liberdade. Nesse tempo, tivemos a participação de grandes nomes como a de Zeina Latif, Alfredo Soares, David Feffer, Cristina Junqueira, Paulo Guedes, Henrique Meireles, entre tantos outros que ajudaram a construir o Fórum com a magnitude que ele possui atualmente”, revela o diretor institucional do IFL-BH e organizador do Fórum, Fellipe Vianna.
Para este ano, o encontro segue apostando forte na participação de palestrantes renomados, e entre os mais de 30 nomes já confirmados, vão estar presentes o patrono do IFL-BH, o empresário Salim Mattar; Modesto Araujo, presidente da Araujo; o diretor-executivo do Grande Prêmio de F1 de São Paulo, Francisco Mattos; Marcio Utsch, ex-presidente da Alpargatas; Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, só para citar alguns. “Também teremos uma forte participação de movimentos jovens, que será realizada em parceria com a AC Minas Jovem, CDL Jovem, Fiemg Jovem e também do IFL Jovem”, destaca Vianna.
Uma das novidades da 13ª edição do Fórum Liberdade e Democracia, o painel Agro terá, pela primeira vez, grande destaque no evento, com a participação de Luiz Porto, proprietário da Luiz Porto Vinhos, de Vitoriano Dornas, CEO da Carapreta, Ricardo Tavares, da Montesanto Tavares, e José Felipe, cofundador da Wäls Cervejaria e da K-Happy Kombucha. Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, irá compartilhar seus 30 anos de experiência empreendedora no palco Conexões, enquanto o economista Fernando Urich falará sobre o mercado de criptomoedas. Além deles, Henrique Salvador e José Henrique Salvador, que administram a rede hospitalar Mater Dei, vão debater o tema “Administração e Planejamento Estratégico”, e Dener Lippert, fundador da V4 Company, falará sobre “Marketing, Empreendedorismo e Liderança”. “Seguimos trabalhando na confirmação de outros grandes nomes. Esse já é o maior Fórum da história do instituto e, em breve, teremos mais novidades”, garante.
Resgate
Valendo-se do tema “Conexões que Transformam”, Vianna explica que a atual edição do Fórum buscará resgatar particularidades da relação humana que foram duramente sacrificadas no período pandêmico. “O contato e as interações foram alguns dos déficits deixados pelo período de isolamento social, e com a retomada das atividades presenciais, queremos valorizar essas relações. Partindo deste princípio, vamos explorar as diversas conexões que existem em nossas vidas, valorizando a forma como elas impactam o nosso dia a dia, os nossos negócios e também a sociedade”, explica.
Aberto ao público, o Fórum desse ano promete ser ainda mais democrático quando o assunto é acesso. Os ingressos da categoria Jovem, por exemplo, poderão ser retirados gratuitamente no Sympla e darão direito a interação com os palcos Conexões e Protagonismos, onde se apresentam as frentes do IFL Jovem, Fiemg Jovem, CDL Jovem, ACMinas e Do it Gilrs. Já a categoria “VIP” poderá ser adquirida por R$ 250, dando acesso a todos os espaços do Fórum.
“Os frequentadores vão poder desfrutar de uma infraestrutura totalmente preparada para atendê-los de acordo com seus interesses, e isso envolve quatro palcos simultâneos, espaço de convivência, espaço networking com coffee break, áreas destinadas para alimentação, sala de imprensa, stands de parceiros e um Innovation Camp By J.A (Junior Achievement), que é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, que estimula o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho através do método ‘aprender fazendo’”, enumera Vianna.
Realizado anualmente, o Fórum Liberdade e Democracia é a maior entrega da diretoria do Instituto de Formação de Líderes, que se renova a cada ano, e também uma grande oportunidade de comunicar o trabalho feito diariamente junto aos seus associados. De acordo com Vianna, a cada novo Fórum surge a necessidade de enriquecer os debates, de fornecer mais temas, reflexões e direcionamentos capazes de modificar a sociedade através dos participantes do encontro.
“Além de um seleto grupo de palestrantes e da oportunidade de se conectar com pessoas dispostas a criarem um Brasil melhor, posso garantir que teremos uma série de novidades que vão elevar o Fórum a um patamar nunca antes visto, e provar que, de fato, conexões transformam”, encerra.
Ouça a rádio de Minas