Mineira Amarjon Biojoias chega à Turquia com loja própria

Transformar a majestosa flora brasileira em joias foi a missão encarada pela Amarjon Biojoias desde sua fundação, em 2008. A unidade produtiva em Juiz de Fora, na Zona da Mata, é responsável por transformar folhas, flores, sementes e frutos em brincos, pingentes, pulseiras, e tudo mais que a imaginação mandar.
Voltada nos primeiros anos para o atacado, a marca, comandada pela designer de moda Isabel Ribeiro, tem passado por uma mudança de posicionamento, com abertura de lojas próprias em resorts e também fora do Brasil. O primeiro ponto físico foi no Eco Resort Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, na Bahia. Depois vieram outras no Rio de Janeiro, na Bahia e a quarta será aberta ainda este ano em Teresópolis, interior do Rio. E em fevereiro, a Amarjon abriu sua primeira loja própria fora do Brasil. A cidade escolhida foi Istambul, na Turquia.
“Identificamos uma primeira oportunidade em um resort e a experiência foi ótima. Os turistas, especialmente os estrangeiros, estão abertos às compras e buscam, especialmente, produtos únicos e que retratem a originalidade brasileira. E foi no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Rio de Janeiro, que um cliente turco conheceu as nossas biojoias e propôs levarmos a marca para Istambul. Foi uma longa negociação até abrimos a loja com nossa marca na placa. A Turquia é um país que recebe visitantes de todo o mundo e famoso pelas joias que produz. Estar lá é motivo de orgulho e de certeza que vamos seguir crescendo”, explica Isabel Ribeiro.
Vindas dos diferentes biomas brasileiros, a matéria prima para as biojoias são coletadas ou produzidas por fornecedores homologados, que tem a responsabilidade ambiental como matriz do negócio. Depois, passam por processos de desidratação e impermeabilização até chegar à metalização. A técnica foi desenvolvida para permitir que o banho de ouro seja feito numa segunda etapa.
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“O ouro não adere à matéria orgânica e por isso desenvolvemos uma técnica de metalização para preparar a peça para o banho de ouro 18 quilates. Assim, cada peça é única, o que confere ainda mais valor. Para fazer um par de brincos de grãos de café, por exemplo, buscamos grãos parecidos em proporções e formatos, mas cada um é único, garantindo a exclusividade da joia. Jamais existirão duas iguais”, pontua a empresária.
O crescimento da Amarjon Biojoias acompanha o mercado brasileiro, que tem um faturamento estimado de US$ 3,59 bilhões, de acordo com levantamento da Mordor Intelligence. A previsão é que o setor atinja US$ 5,34 bilhões ainda em 2025, mantendo um crescimento de cerca de 8% ao ano. Outro estudo, da Bain & Company, aponta um crescimento de 18% ao ano na venda de joias no Brasil desde 2018.
De acordo com os dados do Comexstat, as exportações brasileiras de joias, ourivesaria, seus artigos e outros artigos de matérias preciosas ou semipreciosas movimentaram cerca de R$ 156 milhões em 2022, apresentando um aumento de 6,7% em relação a 2021.
No ano de 2022, a Alemanha foi o país que mais importou tais artigos do Brasil, com uma participação em cerca de 44% das exportações brasileiras. Em segundo lugar, os Estados Unidos, com 26,9%.
Atualmente, a marca de biojoias exporta para países como Dinamarca, França, Estados Unidos, Guiana Francesa, Japão, Panamá, Portugal e Rússia. Para isso, a empresa conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Além disso, para dar conta da produção, a Amarjon capacita a própria mão de obra e hoje abriga 17 colaboradores na fábrica que cuidam do processo totalmente artesanal.
“A exclusividade é um valor tão importante quanto a sustentabilidade nas biojoias. Por isso temos muito cuidado com todo o processo, desde a qualificação dos nossos fornecedores, até o tratamento dos resíduos e a reuso da água na fábrica, sem esquecer de buscar uma relação humanizada e justa com os nossos parceiros, especialmente, com os nossos colaboradores. Começamos muito pequenos e queremos que as pessoas cresçam conosco”, completa a sócia-diretora da Amarjon Biojoias.
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