Negócios

Mineira Briskcom inicia operações em Portugal

Atuar no país lusitano será uma ponte para que a empresa, sediada em Nova Lima, na RMBH, atue em toda a Comunidade Europeia
Mineira Briskcom inicia operações em Portugal
Rafael Paz: Portugal, por meio dos seus programas, incentiva e dá oportunidade para estruturação e desenvolvimento de soluções | Crédito: Divulgação Briskcom

Provedora de conectividade e soluções via satélite, a Briskcom atua em projetos complexos de conexão remota para ambientes distantes da área urbana ou em missão crítica. A empresa, sediada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), utiliza tecnologia que integra diferentes canais de comunicação, circuitos terrestres dedicados e sistemas de redundância de alta disponibilidade e monitoramento. Com grande expertise, especialmente junto ao setor de energia, a Briskcom parte agora para o seu processo de internacionalização, começando por Portugal.

A empreitada começa por meio de dois projetos: o programa Portugal 2030, que exalta projetos que estimulem a economia do país europeu; e o Vouchers para Startups, cofinanciado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), em prol de startups nas áreas verdes e digitais.

Segundo o diretor de inovação da Briskcom, Rafael Paz, Portugal será uma ponte para que a empresa atue em toda a Comunidade Europeia. Com o financiamento, a missão da empresa será implementar um processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para tornar as operações portuguesas mais eficientes.

“Temos expertise em indústrias críticas, especialmente no setor elétrico. Desenvolvemos tecnologias para exportar para outros países. Portugal, por meio dos seus programas, incentiva e dá oportunidade para estruturação e desenvolvimento de soluções. Assim como toda a Europa, Portugal ainda é muito dependente do gás e enfrenta grandes desafios para fazer a transição energética. O Brasil é um grande mercado de energia e estamos levando para a Europa as nossas soluções. As soluções que desenvolvemos e o potencial brasileiro de energia renovável, nos dão uma visão estratégica e confiança”, explica Paz.

Além de aumentar os níveis de conectividade no país europeu, a empresa tem como missão promover o desenvolvimento econômico de Portugal por meio de projetos que favoreçam a conexão de diversas indústrias, como mineração, agronegócio, energia, entre outros. A ideia é garantir que as operações sejam facilitadas em locais de missão crítica, onde o uso de informações em tempo real e a agilidade na comunicação são essenciais.

Para isso a Briskcom tem como compromisso treinar mão de obra em solo português, se valendo de incentivos governamentais, inclusive para repatriar profissionais daquele país.

O escritório da Briskcom em Portugal será aberto na cidade de Braga. Ainda neste ano, outra frente de negócios inédita, lançada pela provedora, é a expansão para os Emirados Árabes.

“Inserida nesse mercado há anos, trabalhamos em todas essas oportunidades com parceiros. A interoperabilidade das soluções permite que escalemos dentro e fora do Brasil a partir de uma base comum que aceita camadas adaptáveis para as necessidades de cada cliente. A isso somamos a nossa natureza de negócio ágil. A nossa chegada aos Emirados Árabes está em fase inicial e deverá tomar corpo em 2025”, pontua.

Até o fim do próximo ano a Briskcom planeja, também, inaugurar o seu Centro de Integração Tecnológica (CIT), no bairro Olhos d’Água (região Oeste), em Belo Horizonte. O projeto do espaço está em desenvolvimento e prevê a estruturação de uma linha industrial capaz de nacionalizar soluções e equipamentos.

“Essa é uma obra complexa por envolver uma área industrial, além de uma área de operação e depósito. Nosso trabalho é entender as necessidades do cliente caminhando junto com ele, entendendo o negócio para propor uma solução completa, que muitas vezes vai além da primeira queixa e não apenas um paliativo”, afirma o diretor de inovação da Briskcom.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas