Negócios

Mineira Cerennia já produz 80 toneladas de pães por mês

Mineira Cerennia já produz 80 toneladas de pães por mês
Indústria alimentícia Cerennia tem um portfólio com mais de 60 tipos de pães, entre doces, salgados e especiais - Crédito: Divulgação

Reinvenção foi a palavra que transformou o negócio de duas irmãs de Itabirito, na região Central do Estado: uma padaria com problemas financeiros em uma indústria de pães congelados de sucesso. Há quatro anos, as empresárias Janaína Vaz e Francilene Vaz, perceberam que, após mais de 10 anos de funcionamento, a Padaria Quero Mais não seria um negócio sustentável. Elas precisaram ter coragem para transformar toda a expertise do comércio em subsídio para uma nova aposta: a Cerennia, indústria de pães que não parou de crescer em plena crise econômica.

Janaína Vaz explica que a padaria foi aberta em 2000 e, durante alguns anos, funcionou aberta ao público, comercializando pães e outros alimentos produzidos no próprio estabelecimento. Com o tempo, o negócio foi se especializando na produção de pães congelados e passou a fornecer apenas para grandes empresas.

“A empresa ia bem, tinha grandes contratos, mas em 2013 a crise atingiu fortemente nossos clientes, que foram desaparecendo”, relata.

A empresária afirma que se viu em uma situação difícil, em que precisava escolher entre se reinventar ou quebrar. Ela destaca que a saída foi investir naquilo que era expertise do negócio – a produção de pães – mas com foco em outros clientes: em vez de empresas seriam padarias e supermercados.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O que eu tinha em mente é que o que a gente sabia fazer com excelência era pão. Então continuaríamos fazendo isso, mas com outro foco. Não dava para continuar no mesmo negócio porque ele não existia mais, então tivemos que nos adaptar e arriscar”, afirma.

A reinvenção deu certo e, hoje, a Cerennia tem 40 funcionários e produz 80 toneladas de pães por mês. Segundo a empresária, a indústria tem um portfólio com mais de 60 tipos de pães, entre doces, salgados e especiais. Hoje, a indústria comercializa para padarias e supermercados de diversas cidades em um raio de até 150 km de Itabirito. A expectativa da sócia é ampliar esse raio para 200 km e alcançar mais municípios em agosto. Janaína Vaz afirma que, desde que foi fundada, a fábrica não parou de crescer e, nos últimos 12 meses teve um aumento de 17% no faturamento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas