Mineira Fast Tennis projeta 60 operações e R$ 25 milhões de faturamento em 2025

A rede mineira de academias de tênis Fast Tennis espera encerrar 2025 com, pelo menos, 60 operações em funcionamento no Brasil, além de outras 40 unidades em implantação. A empresa também planeja ampliar o faturamento, passando de R$ 5 milhões, em 2024, para R$ 25 milhões ao longo deste exercício.
De acordo com o CEO da franqueadora, Lucas André, a marca conta com 42 unidades, incluindo aquelas em funcionamento e as já com contratos fechados para serem implantadas. Minas Gerais é o estado que reúne a maior quantidade de operações da marca, sendo dez academias em funcionamento e outras sete em implantação.
Dentre as aberturas já confirmadas para este ano no Estado, a rede espera abrir mais duas unidades em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e outra em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata. Além de uma nova academia em São Sebastião do Paraíso, na região Sul do Estado, com inauguração prevista para este sábado (8).
Potencial no interior
O empresário espera encerrar o ano com aproximadamente 30 novas operações em Minas, entre vendidas e implementadas. Ele também avalia que a empresa ainda tem potencial para crescer em diversos pontos do Estado, como a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em grandes cidades do interior.
No entanto, o plano de expansão da Fast Tennis para 2025 deverá focar no estado de São Paulo, que apresenta uma grande demanda por este tipo de serviço. André destaca que a expectativa é de que cerca de 30% das unidades previstas para este ano sejam lançadas no mercado paulista.
Outra novidade destacada pelo empresário é a nova academia de tênis em Recife, prevista para março, que será a primeira da marca na região Nordeste do País. Além do lançamento de outras duas operações no Rio de Janeiro previstas para o primeiro semestre. “Também estamos em negociações em Curitiba, Fortaleza e na Região Centro-Oeste”, completa.
Ao todo, a rede mineira conta com unidades em cinco estados brasileiros, mas a expectativa é estar presente em todas as unidades federativas ainda em 2025. Além disso, André revela que a marca também planeja expandir para outros países a partir de 2026. “Neste ano nós já queremos fechar alguns acordos comerciais fora do Brasil para 2026”, afirma.
O processo de internacionalização da Fast Tennis inclui o lançamento de academias em:
- Orlando, nos Estados Unidos;
- Miami, nos Estados Unidos;
- Lisboa, em Portugal;
- Itália (sem cidade definida).

Desempenho em 2024 e os planos para o futuro
De acordo com o CEO da Fast Tennis, o desempenho apresentado em 2024 foi muito acima das expectativas iniciais, com todas as operações registrando um desempenho acima do previsto no plano de negócios. Já as expectativas para 2025 são de ampliação da eficiência operacional, com redução de custos e aumento de receitas; expansão das operações mais maduras.
Ele também afirma que a rede espera prosperar em alguns pontos estratégicos como os processos operacionais, em inteligência artificial e machine learning. “Além de expansão nacional aproveitando esse momento em que as pessoas estão valorizando cada vez mais as atividades off-line e conexão humana. O atual momento do mercado está muito alinhado com o modelo da Fast Tennis”, diz.
André afirma que a meta de atingir cerca de R$ 25 milhões é algo viável, principalmente, considerando o desempenho apresentado no exercício anterior, quando a empresa faturou R$ 5 milhões com aproximadamente dez operações.
“Esse ano nós esperamos fechar com 60 unidades em operação, ou seja, estamos multiplicando por seis a quantidade de unidades e triplicando as unidades vendidas”, aponta.
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Para os próximos dois anos, o dirigente destaca que a meta é manter esse ritmo de crescimento, atingindo a marca de R$ 50 milhões em 2026 e R$ 100 milhões no ano seguinte. André ainda afirma que as metas para 2028 incluem alcançar 300 unidades em funcionamento – sendo 50 concentradas em Minas Gerais –, gerar mais de 5 mil empregos.
“Nesse momento, vamos nos consolidar como a maior rede de academias de tênis do mundo. No Brasil, se considerarmos as unidades vendidas, nós já somos a maior rede de academias de tênis”, declara.
Modelo de negócio da Fast Tennis
A estratégia de crescimento da rede mineira de academias Fast Tennis também mira municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é acompanhar o movimento do setor de franchising de crescimento em cidades interioranas pelo Brasil.
Quanto ao perfil de parceiro ideal, André destaca três características fundamentais. A primeira é gostar do segmento de esportes, principalmente do tênis, e de vida saudável. Outro ponto é disponibilidade de tempo para o trabalho, além da facilidade de lidar e trabalhar com pessoas. “Também é importante estar alinhado a nossa cultura que é de obsessão pela experiência do cliente”, completa.
Ele ressalta que o modelo de negócio da rede está voltado para aulas de tênis, com professores capacitados em comunicação positiva. André pontua que o conceito da empresa está baseado em ensinar de maneira divertida e com flexibilidade de horários, sem estimular a competição entre os clientes. “Nós não queremos formar campeões, queremos levar para as pessoas saúde e diversão por meio do tênis”, completa.
De acordo com o CEO da marca, o investimento médio para a implantação de uma unidade padrão é de R$ 250 mil a R$ 300 mil, incluindo R$ 40 mil de taxa de franquia, R$ 12 mil de instalação e o fluxo de caixa. Já o faturamento médio é de R$ 65 mil por operação, com margem líquida de 35%. Enquanto o tempo médio de retorno do investimento é de 18 a 20 meses.
O dirigente ainda garante que o maior valor oferecido pela Fast Tennis aos franqueados é uma maior previsibilidade de receita e recorrência, uma vez que a empresa vende planos por assinatura.
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