Mineira itexto e Investtools unem forças

Para ganhar mercado e constituir novas verticais de negócios de forma acelerada, muitas empresas que já são parceiras aprofundam o relacionamento e passam a integrar equipe e estratégias, diminuindo o tempo e otimizando estruturas. Foi com esse pensamento que a belo-horizontina itexto e a carioca Investtools, depois de um ano, resolveram estabelecer uma parceria formal por meio de um investimento que deu à fintech do Rio de Janeiro participação minoritária na consultoria mineira de desenvolvimento de softwares.
Com mais de dez anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor financeiro, a Investtools vem buscando, em diversas frentes, se consolidar como referência em tecnologia para empresas do mercado de capitais, a administração pública e a sociedade civil. A empresa atende, hoje, mais de 45 gestoras com produtos voltados para controle dos fluxos de investimentos e compliance, somando, aproximadamente, R$ 150 bilhões em assets under management (AUM).
Do outro lado, criada em 2015, a itexto se especializou em oferecer consultorias para ajudar equipes a atingirem a excelência no desenvolvimento de softwares para diferentes mercados, como financeiro, agronegócio, e-commerce, telecomunicações, entretenimento, entre outros. Desde a sua fundação, a consultoria já desenvolveu mais de 150 projetos e atendeu a mais de 40 clientes.
De acordo com o diretor técnico da itexto, Henrique Lobo, fechando 2021 com 55% de crescimento em relação ao ano anterior, a empresa busca, por meio da parceria com a Investtools, ter acesso à estrutura de gestão, comunicação e visão de negócios, além da troca constante com as demais empresas do ecossistema.
“A sinergia com a Investtools vai muito além da integração harmônica entre as equipes. Temos um alinhamento de valores e o compartilhamento da missão de criar as mais inovadoras soluções tecnológicas. Ao longo desse ano fomos entrando mais no universo financeiro da Investtools e percebendo que a parceria fazia muito sentido. As gestões continuam independentes e a integração de equipes e projetos acontece naturalmente a partir de agora”, explica Lobo.
Segundo o CEO da Investtools, David Gibbin, a iniciativa acelera a estratégia de novos negócios da empresa para avançar em outras frentes de inovação como o GOV Token, solução em blockchain para rastreios de gastos públicos no Brasil.
A Investtools também aposta em startups em fase inicial, e já conta com um investimento na startup Plific. No primeiro semestre de 2021, a fintech recebeu um investimento estratégico da Vórtx, sob a promessa de construção de novos projetos. Além disso, a trajetória da Investtools é marcada pela estruturação de outras empresas, como é o caso da Grana Capital e da Trampolin.
“Começamos a trabalhar juntos por uma necessidade técnica e a expectativa foi superada pela itexto. Somos bem rigorosos no que construímos, com um histórico de desenvolvimento de tecnologia. Eles têm uma estrutura que nos ajuda a alavancar um braço de serviços que não tínhamos”, afirma Gibbin
Ouça a rádio de Minas