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Mineira Mr. Black Café expande operações em Recife, Natal e São Paulo

Marca prevê encerrar o ano de 2024 com um faturamento na ordem de R$ 36 milhões
Mineira Mr. Black Café expande operações em Recife, Natal e São Paulo
Foto: Divulgação Mr. Black Café

A rede de cafeterias Mr. Black Café, que nasceu na cidade de Belo Horizonte em 2006, está em fase de expansão e vai inaugurar, ainda neste ano, unidades em Recife (Pernambuco), Natal (Rio Grande do Norte) e em Alphaville, bairro nobre da capital paulista.

Com a previsão de encerrar o ano de 2024 com um faturamento na ordem de R$ 36 milhões, as novas lojas vão compor o portfólio da empresa, que já reúne 30 operações, dentre unidades próprias e franquias, distribuídas por seis estados. São eles:

  • Minas Gerais,
  • Rio de Janeiro,
  • São Paulo,
  • Goiás,
  • Pernambuco
  • e Rio Grande do Norte.

O CEO da rede Mr. Black Café, Cristian Soares Figueiredo, observa a resiliência do setor de alimentação, que se destaca como uma das áreas mais robustas dentro do franchising.

“Consideramos o setor de alimentação o mais estável dentre os demais no franchising, visto que mesmo em momentos de crise, o consumo de alimentos é constante, e o setor de cafeterias é privilegiado neste quesito. O valor de consumo é relativamente baixo em relação a operações maiores na alimentação fora do lar”, diz.

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Além disso, Figueiredo ressalta que o crescimento do consumo de café de qualidade entre os brasileiros está impulsionando uma verdadeira revolução cultural em torno das cafeterias especializadas, contribuindo para a expansão desse nicho.

“O mercado de cafeterias está em franca expansão nacional, com o aumento de consumo de café dos brasileiros e criando a cultura do consumo de cafés de qualidade nas cafeterias especializadas”, acrescenta Figueiredo.

logomarca de cafeteria estampando quiosque localizado em um shopping center
Foto: Divulgação Mr. Black Café

Quais são os modelos de negócio da Mr. Black Café no mercado?

A rede mineira de cafeterias opera no mercado com quatro modelos de negócios, projetados para atender a diferentes demandas e perfis de clientes. Confira:

Express

O quiosque express é disponível para shoppings, centros comerciais, prédios, hospitais e faculdades com área de 8 e 50 metros quadrados. Já a loja express está disponível para shoppings, centros comerciais, prédios, hospitais, faculdades, locais e ruas de grande fluxo de pedestres, em um espaço de 20 e 50 metros quadrados.

O investimento para ambos os formatos são iguais. O que varia realmente é o local de instalação e o espaço. O investimento inicial (incluso taxa de franquia, capital de giro, instalação e estoque) fica entre R$ 156.900 e R$ 200 mil, e o faturamento bruto mensal é de R$ 40 mil, com lucro líquido de 20% e retorno previsto entre 24 a 36 meses.

Quiosque para shopping

O modelo é disponível para shoppings, centros comerciais, prédios, hospitais e faculdades em espaços de 15 e 60 metros quadrados. O investimento inicial é entre R$ 239.900 e R$ 310 mil, com faturamento mensal de R$ 75 mil, lucro de 20% e prazo de retorno entre 24 a 36 meses.

Loja de rua ou espaços corporativos

Ideal para locais de grande fluxo como supermercados, faculdades, call centers, estações de metrô, hospitais e store in store, esse formato solicita investimento inicial de R$ 259.900 a R$ 380 mil, com faturamento de R$ 75 mil mensal, lucro de 20% e retorno do capital previsto entre 24 a 36 meses.

Loja para shoppings e aeroportos

Modelo disponível para shopping ou rua, tem investimento inicial entre R$ 279.900 e R$ 400 mil, faturamento mensal de R$ 75 mil, lucro líquido de 20% e retorno do investimento previsto entre 24 a 36 meses.

Raio-X da empresa

Para investir numa cafeteria da marca, a taxa de franquia varia de R$ 39.900 a R$ 49.900, e o capital de giro deve ser a partir de R$ 15 mil. O investimento em instalações e equipamentos começa em R$ 102 mil.

Os royalties ou taxa de administração são fixados em R$ 2 mil ou 5% do faturamento bruto, e não há uma taxa de publicidade fixa, sendo a cobrança realizada por rateio. Já o número de funcionários pode variar de 2 a 8, e o faturamento bruto mensal estimado fica entre R$ 40 mil e R$ 75 mil, com um lucro médio líquido mensal de 20%.

Já pensando no lucro de funcionamento da operação, segundo a rede, o prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses, e o contrato de franquia tem duração de 60 meses.

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